The quest for value
: examples of two portuguese SMEs in the agricultural sector

  • António Daniel Caleiras Madeira (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O âmbito da presente dissertação tem como objetivo a compreensão da forma como duas PMEs Portuguesas, nomeadamente a Adega Cooperativa Vidigueira, Cuba e Alvito (ACVCA) e a Herdade Maria da Guarda (HMG), internacionalizaram os seus produtos e marcas. Tal análise requer o estudo das estratégias de internacionalização desenvolvidas por ambas as empresas para entrar em novos mercados, bem como a análise aos recursos e capacidades de modo a perceber se estes possibilitam potencialmente a obtenção e sustentação de Vantagem Competitiva a nível internacional. Foi possível concluir que no caso da ACVCA o seu extenso histórico na produção de vinho e as suas profundas raízes culturais geraram recursos que se reforçam mutuamente, a autenticidade do seu produto e o seu conhecimento adquirido na produção de vinho, e que colocam as fundações necessárias para potencialmente alcançar uma Vantagem Competitiva Sustentada a nível internacional. No caso da HMG, a sua escala de operações aliada à constante automação/inovação de processos permite-lhes serem mais eficientes e eficazes em termos gerais colocando-os numa posição em que podem ser competitivos face a grandes competidores e potencialmente estabelecer a sua marca a nível internacional. Em última análise, ambas as empresas seguiram estratégias de internacionalização que são típicas de firmas com pouca experiência internacional e com capacidade limitada para diferenciar os seus produtos. No entanto, os esforços feitos na internacionalização dos seus produtos irão levá-las a adquiri mais conhecimento e a perceber melhor quais os próximos passos necessários de modo a diferenciar as suas ofertas no estrangeiro.
Data do prémio30 jun. 2021
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorNuno Cardeal (Supervisor)

Keywords

  • Estratégias de internacionalização
  • Modos de entrada
  • Recursos e capacidades
  • Vantagem competitiva sustentada
  • Diferenciação do produto
  • Exportações

Designação

  • Mestrado em Gestão e Administração de Empresas

Citação

'