The relevance of consecrated life in the contemporary society

• Ngozi Theresa Iheoma (Aluno)

A Igreja experimenta um profundo crescimento na área da vida consagrada. Optamospor escolher como núcleo desta investigação o tema da consagração a Deus vivida por aquelese aquelas que escolheram esta forma de vida, seduzidos por Deus. Tendo em conta acomplexidade que ela supõe entre a compreensão popular de pessoas de todas as confissões eo ensinamento de magistério da Igreja, este trabalho apresenta um estudo comparativo, queprivilegia uma abordagem holística, considerando a escritura, a tradição histórica e oral dentrodo contexto do chamamento universal à santidade, especialmente daqueles (as) chamados (as)à vocação especial ou à vida consagrada.Além disso, a investigação tem seu ponto de partida no Magistério da Igreja, conformedelineado pelo Concílio Vaticano II, com dados qualitativos recolhidos no contexto nigerianoe português.A metodologia inclui revisões de literatura, o método expositivo e o uso dequestionários. Além disso, este estudo atesta a beleza estética e a relevância da vidaconsagrada na nossa sociedade contemporânea. Em suma, a vida consagrada é contra toda aforma de idolatria e discriminação. É uma vida que celebra verdadeiros valores humanos,como obediência, castidade, pobreza de espírito, mansidão, autoesvaziamento, liberdadecontra o tráfico humano e os abusos, e promoção da dignidade de todos os filhos de Deus.
Data do prémio11 jan. 2019
SupervisorLuís M. Figueiredo Rodrigues (Supervisor)

• Vida consagrada
  • Magistério