The reputational impact of a public scandal in the portuguese banking sector

  • Leonor Lopes Draiblate (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Quando nova informação circula no mercado, as reações dos investores são refletidas nas cotações das ações, segundo a hipótese dos mercados eficientes na forma semi-forte. Assim, esta tese objetiva quantificar o efeito reputacional que um escândalo público tem na cotação das ações dos bancos portugueses. A hipótese testada é como é que o conhecimento público de algum tipo de fraude ou crime financeiro cometido por um banco, irá impactar o seu valor de mercado, sob a forma de estragos reputacionais. A abordagem para investigar os efeitos causados na performance financeira do banco baseia-se na metodologia de um event study, uma vez que permite medir o efeito reputacional na forma de perdas ou ganhos financeiros, além do expectável. O evento selecionado é o dia em que se tornou oficial que os bancos tinham atuado de forma fraudolenta. As ações tomadas nos dias seguintes ao escândalo são igualmente analisadas, com recurso a regressões multivariadas. Os bancos escolhidos para este estudo são o Millenium bcp e o Banco Espírito Santo, já que ambos estiveram envolvidos em dois dos maiores escândalos da banca portuguesa. Os resultados provaram que a hipótese colocada se confirma, dado que a maioria dos resultados na event window mostraram ter um efeito negativo e estatisticamente significante nos retornos esperados das ações em estudo.
Data do prémio27 abr. 2022
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorGeraldo Cerqueiro (Supervisor)

Keywords

  • Escândalo
  • Fraude
  • Corrupção
  • Meios de comunicação social
  • Performance financeira
  • Banca
  • Event study
  • Event window
  • Evento principal
  • Evento secundário
  • Regressão multivariada

Designação

  • Mestrado em Finanças

Citação

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