The rise of refurbished smartphones
: the interplay between brand, price and environmental consciousness

Título traduzido da tese: A ascensão dos smartphones recondicionados: a interação entre a marca, preço e consciência ambiental
  • José Guilherme Pinto Guerreiro (Aluno)

Numa indústria eletrónica em rápida evolução, marcada pela aceleração do volume de negócios dos smartphones, esta tese explora o potencial inexplorado dos smartphones recondicionados em Portugal. Aplicando uma metodologia experimental, incluindo um estudo piloto e um estudo principal com 421 respostas, a investigação revela uma compreensão mais detalhada de duas variáveis essenciais para compreender o comportamento do consumidor em relação aos smartphones recondicionados: o valor da marca e a perceção do preço. Os resultados do estudo destacam a importância do valor da marca para as vendas de produtos recondicionados e a sua estreita relação com as estratégias de preços. De forma notável, foi também demonstrado que a consciência ambiental do cliente não teve um efeito significativo nas vendas de produtos recondicionados, indicando a predominância de factores económicos na influência das decisões de compra dos consumidores. Afinal, a consciência ambiental continua a ser um fator pouco significativo na compra de smartphones recondicionados em Portugal.
Data do prémio1 fev. 2024
SupervisorPaula Hortinha (Supervisor)