The role of a virtual influencer’s friend on endorsement success

• Catarina Sofia Sousa Reis (Aluno)

Os Influenciadores virtuais derivam da intersecção entre marketing de influência e a utilização de AI e tecnologia CGI, sendo, atualmente, cada vez mais populares nas redes sociais. Desta forma, um número crescente de marcas tem vindo a colaborar com múltiplos influenciadores virtuais ou, simultaneamente, emparelhando-os com influenciadores humanos em publicações no Instagram. Tendo por base investigação sobre interações humano-robô e a eficácia do endosso de influenciadores, este estudo explora o impacto que o tipo de amigo de um influenciador virtual tem nas atitudes dos consumidores face à publicidade, marca e a intenção de compra. Paralelamente, este estudo investiga até que ponto a estranheza, credibilidade e distância sócio-psicológica, atribuídas aos influenciadores virtuais, conseguem mediar a relação entre o seu tipo de amigo e as respostas do consumidor. Assim, uma experiência de factor único entre participantes (influenciador virtual com um amigo influenciador virtual vs. influenciador virtual com um amigo influenciador humano) foi realizada, na qual, 143 Portugueses foram expostos, aleatoriamente e através de um questionário, a uma de duas publicações de Instagram manipuladas. Os resultados mostraram uma maior eficácia de endosso do influenciador virtual com um amigo humano, comparativamente a dois influenciadores virtuais. Ainda, o influenciador com o amigo humano foi considerado o mais credível e menos estranho e socialmente distante. No que toca às atitudes e intenção dos consumidores, estas foram apenas mediadas pela credibilidade. Estas descobertas vêm suplementar literatura prévia, ao expor credibilidade como um proporcionador de respostas positivas em relação a endosso de influenciadores virtuais, fornecendo orientação a nível prático.
Data do prémio14 out. 2022
SupervisorSusana Silva (Supervisor) & Roberta De Cicco (Co-Orientador)

• Influenciadores virtuais
  • Promotores de marca