The role of cruelty-free and vegan logos on purchase intention
: investigating the effects of certification, logo recognizability and pro-environmental attitude

• Bárbara Marques Freire Cardoso (Aluno)

Os consumidores estão cada vez mais conscientes das consequências ambientais negativas envolvidas na compra de produtos e, por isso, exigem mais transparência e responsabilidade por parte dos fabricantes. Nesse contexto, os rótulos ecológicos surgem para dotar os consumidores de conhecimento para que possam exercer com maior confiança compras sustentáveis. No entanto, dado que existe um grande número de rótulos ecológicos no mercado, é preciso ponderar quais os símbolos que acrescentam valor aos clientes, em termos de implicações ambientais, sem sobrecarregar ou aumentar a desconfiança. Este estudo visa compreender o impacto que a comunicação de rótulos ecológicos tem na intenção de compra de cuidados para a pele, através de dois tipos de símbolos: não testado em animais e vegan. Para além disso, o efeito que a certificação desempenha nos consumidores também é aprofundado. Para tal, um inquérito online foi distribuído e os resultados revelam que a comunicação de rótulos tem um impacto positivo na intenção de compra, assim como a certificação. No entanto, os rótulos não mostraram diferenças significativas entre eles, pelo que se concluiu que diferentes símbolos não importam neste caso.Além disso, outras variáveis foram incorporadas. O reconhecimento de rótulos apresentou um efeito positivo na intenção de compra e a atitude pró-ambiental moderou a relação que os rótulos têm na intenção de compra. Concluindo, este estudo oferece conhecimentos relevantes para aumentar a intenção de compra dos consumidores ao incorporar rótulos ecológicos nos produtos, o que se pode traduzir num maior número de vendas.
Data do prémio3 fev. 2022
SupervisorPaulo Romeiro (Supervisor)