The role of digital influencers in the adoption of sustainable practices

• Chelsea Gomes Oliveira (Aluno)

O nosso mundo está neste momento a assistir a uma devastação sem precedentes do seu meio ambiente, economia e sociedade, devido a ações dos seres humanos. Apesar dos esforços atuais para alcançarmos mudanças positivas através da sustentabilidade, há ainda muito espaço para incentivar a adoção de comportamentos sustentáveis. Tal incentivo poderá surgir por parte de influencers digitais, visto serem capazes de influenciar as decisões, atitudes e comportamentos das pessoas, principalmente de mulheres e gerações mais novas. No entanto, um influencer tem de ser visto como uma fonte credível, isto é, confiável, bem informada e atraente, para conseguir ter impacto nos seus seguidores. Desta forma, a presente tese investiga o papel dos influencers e da sua credibilidade na adoção de práticas sustentáveis por mulheres da Geração Z. Uma metodologia qualitativa foi adotada e foram realizados três focus groups com um total de dezasseis participantes do sexo feminino da Geração Z para ser explorado o impacto dos influencers nas suas intenções comportamentais sustentáveis e formas de como os mesmos poderão incentivar ainda mais a adoção destes comportamentos. Os resultados obtidos mostram que as participantes dão bastante importância à confiabilidade e conhecimento dos influencers e que ambas estas características têm impacto nas suas intenções de adotar práticas sustentáveis sugeridas ou adotadas pelos influencers. Os resultados sugerem também haver ainda muitas oportunidades para os influencers incentivarem as gerações mais novas a serem mais sustentáveis. Para além disso, as participantes consideraram os influencers como sendo responsáveis pela difusão de informação sobre sustentabilidade devido ao seu vasto poder e alcance. No entanto, acreditam que os influencers ainda não promovem comportamentos sustentáveis o suficiente.
Data do prémio20 out. 2022
SupervisorJorge Julião (Supervisor) & Marcelo Gaspar (Co-Orientador)

• Influencers digitais
  • Redes sociais