The role of empathy between cognition and aesthetic sense-making
: the case of tragedy and the myth of Medea

Tese do aluno

Resumo

Adoptando uma abordagem baseada na fenomenologia e na semiótica cognitiva, a dissertação define e discute a empatia e o processo empático destacando o seu papel em contextos e encontros intersubjectivos, bem como enquanto instrumento para a compreensão da ligação entre observador e objecto artístico. Esta forma particular de conhecimento pertence à experiência original da percepção dos objectos exteriores, que é influenciada pela memória de conhecimentos anteriores, reservatório de significado na unidade fenomenal com o outro (Zahavi 2010, 2012), e diferentes dispositivos cognitivos (metáforas, domínios narrativos e semânticos) que contribuem para a passagem da observação à compreensão. A dissertação visa explicar como a atitude epistémica da empatia permite uma forma coporealizada (embodied) de compreensão, que ocorre na experiência narratológica dos estados de outro sujeito e na contemplação estética das obras artísticas. Neste contexto, o significado está profundamente ligado às dimensões emocional, física e mental do processo de fazer sentido: a dissertação analisa as reacções visuais, corporais e cognitivas evocadas pelos estímulos estéticos e a forma como os padrões de consciência dos espectadores são capazes de responder emocionalmente à experiência das obras de arte.Além disso, o estudo teórico sobre empatia é aplicado ao estudo da tragédia, reconhecendo a sua relevância na forma de evolução desta representação literária e performativa ao longo do tempo. Abordando as particularidades significativas da tragédia e das suas personagens, este trabalho centrar-se-á no mito de Medeia ao longo da história, tanto na sua representação literária por Eurípedes (432 a.C.) como na adaptação cinematográfica de Pier Paolo Pasolini (1969).
Data do prémio15 dez. 2020
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorAna Margarida Abrantes (Supervisor)

Keywords

  • Empatia
  • Compreensão
  • Troca intersubjectiva
  • Percepção estética
  • Domínios de experiência
  • Corporealização (embodiment)
  • Tragédia
  • Mimese
  • Medeia

Designação

  • Mestrado em Estudos de Cultura

Citação

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