Adoptando uma abordagem baseada na fenomenologia e na semiótica cognitiva, a dissertação define e discute a empatia e o processo empático destacando o seu papel em contextos e encontros intersubjectivos, bem como enquanto instrumento para a compreensão da ligação entre observador e objecto artístico. Esta forma particular de conhecimento pertence à experiência original da percepção dos objectos exteriores, que é influenciada pela memória de conhecimentos anteriores, reservatório de significado na unidade fenomenal com o outro (Zahavi 2010, 2012), e diferentes dispositivos cognitivos (metáforas, domínios narrativos e semânticos) que contribuem para a passagem da observação à compreensão. A dissertação visa explicar como a atitude epistémica da empatia permite uma forma coporealizada (embodied) de compreensão, que ocorre na experiência narratológica dos estados de outro sujeito e na contemplação estética das obras artísticas. Neste contexto, o significado está profundamente ligado às dimensões emocional, física e mental do processo de fazer sentido: a dissertação analisa as reacções visuais, corporais e cognitivas evocadas pelos estímulos estéticos e a forma como os padrões de consciência dos espectadores são capazes de responder emocionalmente à experiência das obras de arte.Além disso, o estudo teórico sobre empatia é aplicado ao estudo da tragédia, reconhecendo a sua relevância na forma de evolução desta representação literária e performativa ao longo do tempo. Abordando as particularidades significativas da tragédia e das suas personagens, este trabalho centrar-se-á no mito de Medeia ao longo da história, tanto na sua representação literária por Eurípedes (432 a.C.) como na adaptação cinematográfica de Pier Paolo Pasolini (1969).
Data do prémio | 15 dez. 2020 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Ana Margarida Abrantes (Supervisor) |
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- Empatia
- Compreensão
- Troca intersubjectiva
- Percepção estética
- Domínios de experiência
- Corporealização (embodiment)
- Tragédia
- Mimese
- Medeia
- Mestrado em Estudos de Cultura
The role of empathy between cognition and aesthetic sense-making: the case of tragedy and the myth of Medea
Rudari, F. (Aluno). 15 dez. 2020
Tese do aluno