The role of GRA8 antigen-derived synthetic peptides in serotyping of toxoplasma gondii

• Maria Manuel Chaves Fernandes (Aluno)

Toxoplasma gondii é um parasita intracelular obrigatório, capaz de infetar humanos e outros animais de sangue quente. T. gondii é tipicamente associado à infeção pela qual é responsável, designada por toxoplasmose. O objetivo do presente trabalho foi testar novos péptidos polimórficos de GRA8 por serotipagem com 64 amostras de soro humano (com linhas clonais conhecidas) para determinar a capacidade dos péptidos de diferenciar linhas clonais de T.gondii. A serotipagem é um método constituído por um ensaio imunoenzimático (ELISA) que utiliza péptidos polimórficos sintéticos derivados de antigénios de T. gondii. As amostras de soro foram processadas através de ELISA indireta e o produto de cor formado foi avaliado medindo a sua absorbância a 415 nm. Os dados obtidos foram processados numa curva Receiver Operating Characteristic (ROC) para determinar a sensibilidade e especificidade de cada péptido. Dos quatro péptidos de GRA8II usados (217, 221, 246 e 258), apenas o péptido GRA8II 211 demonstrou ter alguma capacidade para ser usado na distinção entre estirpes tipo II de estirpes não-tipo II, com uma probabilidade de 85,8% de o fazer com sucesso. No entanto, os resultados menos satisfatórios verificados para os restantes três péptidos (todos com uma probabilidade de distinguir com sucesso entre tipos de estirpes abaixo de 60%) sugerem que GRA8 talvez não seja o péptido mais indicado para ser usado em serotipagem.
Data do prémio22 mai 2017
SupervisorJosé Manuel Correia da Costa (Supervisor) & Susana Costa (Co-Orientador)

• Serotipagem
  • Péptidos polimórficos