The role of healthy packaging design in driving purchase intentions for yogurts

Título traduzido da tese: O papel do design de embalagens saudáveis na intenção de compra de iogurtes
  • Larissa Frenes (Aluno)

À medida que a consciência para a saúde cresce na sociedade, o design das embalagens torna-se importante para o marketing. A sua relevância não transmite apenas as características do produto, mas influenciam o comportamento de compra do consumidor e alinham-se à consciência de saúde do mesmo. Este estudo foca-se na interação de elementos de design de embalagens de iogurtes – cor, design e nutri-score – e o seu impacto na intenção de compra, destacando a consciência de saúde e a imagem da marca. Para tal, aplicou-se uma abordagem de métodos mistos, que englobam uma revisão da literatura, focus group para a co-criação de estímulos, entrevistas para validação dos mesmos, e um questionário online para a recolha de dados principais e primários. Foi implementado um design fatorial 2x2x2 para analisar os três elementos da embalagem. Os resultados evidenciam a relevância do Nutri-Score para a previsão da intenção de compra, particularmente para consumidores com preocupação média a elevada com a saúde. Por outro lado, a cor e design, têm um efeito não significativo na intenção de compra, reforçando a necessidade de manter uma imagem de marca forte e positiva como elemento crucial para influenciar o comportamento do consumidor. Estas conclusões são essenciais para empresas deste setor. A integração do Nutri-Score nas embalagens tem o potencial de impulsionar a intenção de compra, especialmente entre consumidores que valorizam a alimentação saudável. Adicionalmente, estes resultados podem orientar os profissionais de marketing na criação de estratégias de design de embalagens mais eficazes.
Data do prémio3 jul. 2023
SupervisorPaulo Romeiro (Supervisor)