The role of healthy packaging design in driving purchase intentions for yogurts

Título traduzido da tese: O papel do design de embalagens saudáveis na intenção de compra de iogurtes
  • Larissa Frenes (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

À medida que a consciência para a saúde cresce na sociedade, o design das embalagens torna-se importante para o marketing. A sua relevância não transmite apenas as características do produto, mas influenciam o comportamento de compra do consumidor e alinham-se à consciência de saúde do mesmo. Este estudo foca-se na interação de elementos de design de embalagens de iogurtes – cor, design e nutri-score – e o seu impacto na intenção de compra, destacando a consciência de saúde e a imagem da marca. Para tal, aplicou-se uma abordagem de métodos mistos, que englobam uma revisão da literatura, focus group para a co-criação de estímulos, entrevistas para validação dos mesmos, e um questionário online para a recolha de dados principais e primários. Foi implementado um design fatorial 2x2x2 para analisar os três elementos da embalagem. Os resultados evidenciam a relevância do Nutri-Score para a previsão da intenção de compra, particularmente para consumidores com preocupação média a elevada com a saúde. Por outro lado, a cor e design, têm um efeito não significativo na intenção de compra, reforçando a necessidade de manter uma imagem de marca forte e positiva como elemento crucial para influenciar o comportamento do consumidor. Estas conclusões são essenciais para empresas deste setor. A integração do Nutri-Score nas embalagens tem o potencial de impulsionar a intenção de compra, especialmente entre consumidores que valorizam a alimentação saudável. Adicionalmente, estes resultados podem orientar os profissionais de marketing na criação de estratégias de design de embalagens mais eficazes.
Data do prémio3 jul. 2023
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorPaulo Romeiro (Supervisor)

Keywords

  • Design de embalagens
  • Consciência para a saúde
  • Informação nutricional
  • Nutri-score
  • Elementos visuais
  • Cores
  • Design
  • Intenção de compra
  • Imagem da marca

Designação

  • Mestrado em Gestão e Administração de Empresas

Citação

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