The role of informal relationships in the workplace following the COVID-19 pandemic
: the implications on gossip and helping behaviour

• Diogo Rodrigues Patrício (Aluno)

Sustentar o sucesso organizacional está dependente da capacidade de compreender as dinâmicas do local de trabalho e os seus efeitos nos colaboradores. Com a introdução da COVID-19, o conhecimento prévio sobre as relações interpessoais, a influência no comportamento, e as consequências no desempenho deve ser revisto para incluir todos os impactos adicionais resultantes da pandemia. Esta dissertação pretende identificar a correlação entre relações informais e gossip, mesmo durante o trabalho remoto, e o eventual impacto que esta relação pode ter no comportamento de ajuda dentro da organização.Os resultados destacam uma correlação direta entre a existência de relações informais e o nível de gossip, negativa ou positiva, ocorrente entre colaboradores. Além disso, verificou-se que o trabalho remoto não tem efeitos relevantes na gossip, no entanto, foram identificados impactos positivos nas relações informais e no comportamento de ajuda. Adicionalmente, gossip foi também identificada como um fator relevante nos níveis de comportamento de ajuda dos colaboradores. Como consequência deste estudo, pode reconhecer-se a existência de uma ligação entre relações informais e o comportamento de ajuda entre colaboradores. Este resultado deve demonstrar a necessidade e importância, para a hierarquia de gestão organizacional, de incentivar o desenvolvimento da componente social, com o objetivo de beneficiar o ambiente de trabalho e o apoio entre colaboradores.
Data do prémio24 jan 2022
SupervisorJingxian Yao (Supervisor)