The role of leases in the merger of Lan and Tam

• Duarte Palhavã Rendas (Aluno)

O objectivo da minha dissertação é entender qual o papel dos leasings na fusão da Lan e da Tam. Esta fusão foi um dos maiores eventos na indústria da aviação, uma vez que foi criado o Terceiro maior grupo do mundo em termos de capitalização bolsista, responsável por 42% do tráfego da América Latina e 6% de todo o tráfego mundial. Este case studie tenta responder a questões relacionadas com a fusão e também da influencia dos leasings no processo de decisão anterior e posterior a mesma. Entre as perguntas abordadas neste trabalho, realçam-se, qual o impacto das operações dentro e fora de balanço, qual a capacidade futura da Latam para (re) negociar contractos passados e futuros com o objectivo de conseguir melhores condições e por fim se esta fusão seria possível se a política de leasings fosse diferente. Neste trabalho conclui-se que a melhor estratégia de leasing é o uso de Operating Leases de modo a atingir os objectivos propostos e as expectativas do acionistas.
Data do prémio2013
SupervisorRicardo Reis (Supervisor)