The role of portuguese entertainment podcasts in digital marketing

• Mary Carla Acosta das Neves (Aluno)

Este relatório de estágio resulta de um estágio curricular na Comon, uma agência de marketing digital. Durante o estágio, as principais tarefas envolveram a criação de estratégias de marketing de redes sociais para várias marcas. O interesse da empresa em associar-se aos podcasts, nunca passou despercebido. No entanto, ficou claro que havia uma lacuna entre marcas e criativos. Este facto foi constatado em conversas com gestores de redes sociais, estrategistas e designers.Correlacionando o papel dos podcasts portugueses de entretenimento no marketing digital, o estudo pretendeu examinar o estado atual dos podcasts portugueses de entretenimento em Portugal. Além disso, o objetivo foi entender quais as iniciativas as marcas e criativos podem adotar para melhorar esta dinâmica e alcançar novos resultados. Tratou-se de um estudo exploratório, que se propôs a examinar a temática a partir de uma abordagem qualitativa de entrevistas exploratórias e semiestruturadas e análise de conteúdo. Foi efectuada uma análise de conteúdo para compreender o estado actual dos podcasts de entretenimento portugueses em termos de popularidade utilizando determinadas métricas. Foi realizado com base no top 10 de entretenimento e podcasts gerais mais populares em Portugal de acordo com a Podtail.Além disso, as entrevistas exploratórias foram realizadas com diferentes atores do setor: gestores de redes sociais, estrategistas, podcasters, uma produtora de podcast e a chefe do departamento de Marketing de uma empresa de monetização de podcast Voxnest, com o objetivo de obter informações detalhadas sobre o assunto para melhor analisá-lo.O relatório de estágio pretendeu constatar a falta de investimento em podcasts portugueses de entretenimento em marketing digital. Apoiar as observações iniciais pré e pós estágio em agência de marketing digital. Os resultados pretendem apoiar que existe de facto potencial em investir em podcasts de entretenimento portugueses, e que mais pesquisas precisam de ser feitas para analisar as questões dentro da temática, se possível com mais dados.
Data do prémio6 abr. 2022
SupervisorCarla Ganito (Supervisor)