The sonic nature of an emotion
: designing emotional timbre

• Rafael Maia Moreira Ribeiro Ferreira (Aluno)

O objetivo desta dissertação é fazer uma avaliação qualitativa dos vários fenómenos e inter-relações que moldam a nossa relação emocional com o timbre. Ao compreender este fenómeno e o seus contornos, acreditamos que estamos a contribuir para uma maior eficácia na expressão sonora e artística. Através de uma abordagem baseada na metodologia de Grounded Theory, recolhemos informação em colaboração com um grupo de 12 artistas e profissionais de comprovada relevância na área do design de timbre. Esta abordagem permitiu-nos combinar literatura pré-existente e evidências quantitativas com o conhecimento empírico e qualitativo que estava em falta. A partir das entrevistas, fomos capazes de identificar os principais fatores que contribuem para a relação emocional do artista com o timbre. Conforme validado pelo grupo de entrevistados, a pesquisa foi guiada pela ideia basilar de que o timbre é uma propriedade sonora que veicula uma grande quantidade de informações sonoras, ou pistas, como lhes chamamos, que completam uma mensagem tímbrica. Sugere-se que essa mensagem tímbrica seja modulada por uma série de paradigmas pessoais e gerais. Esses, que denominamos “Shifting paradigms", são de carácter social, cultural, geracional e económico. Como estes paradigmas evoluem ao longo do tempo, aqueles que aqui descrevemos, são contemporâneos à era atual. Contribuímos também com uma contextualização da nossa relação com o timbre em diferentes contextos artísticos. São explicadas as variáveis contextuais das quais nossa percepção do timbre depende e como diferentes contextos artísticos tendem a libertar ou restringir a nossa relação mais visceral com o timbre. Nesta dissertação, também listaremos uma série de fatores acústicos e psicoacústicos que contribuem para moldar a nossa relação emocional com o timbre. Ao compreender primeiro como o processo cognitivo tende a imprimir o conhecimento inato e adquirido na interpretação de uma mensagem da timbrica, seremos capazes de preencher a lacuna entre o que é sentido fisicamente e o que é psicologicamente relevante. Isto abre caminho para a exploração prática de fenómenos acústicos e psicoacústicos, como o gesto sonoro, dinâmica timbrica e exposição temporal, palco sonoro, reverberação e espacialização, destacados nesta investigação como o grupo de aspectos que tem maior influência na percepção da valência emocional do timbre.
Data do prémio14 jun 2021
SupervisorPedro Duarte Pestana (Supervisor)

• Timbre
  • Emoção