The strategies implemented by digital marketplaces to acquire users in foreign countries

• Maria João Alegrete Batel Anjo (Aluno)

Embora os investigadores tenham conduzido muitos estudos sobre plataformas digitais, o caso específico dos marketplaces tem sido pouco investigado. Em particular, não sabemos muito sobre as estratégias para adquirir utilizadores. Pretendemos preencher a lacuna analisando que estratégias são eficazes para os marketplaces digitais na aquisição de utilizadores no momento da internacionalização. Os nossos resultados destacam diferentes estratégias para os marketplaces digitais adquirirem utilizadores estrangeiros. Os marketplaces digitais devem construir uma relação de confiança com os utilizadores e escolher os canais de comunicação mais adequados. A escolha dos locais com o maior número potencial de utilizadores também parece ser essencial. Por último, a formação de parcerias com utilizadores e com firmas de negócios complementares também emergiu dos resultados. Além disso, a nossa investigação permitiu encontrar as especificidades das redes de utilizadores que influenciam as estratégias implementadas para adquirir utilizadores, designadamente, as diferenças no perfil dos utilizadores de diferentes países, e a necessidade de adquirir em primeiro lugar utilizadores do lado da oferta, no sentido de atingir o equilíbrio entre a procura e a oferta.
Data do prémio13 out. 2020
SupervisorLaure Leglise (Supervisor)