The ‘supernatural existential’ in the foundations of christian faith of Karl Rahner

• Emmanuel Danso Abeam (Aluno)

O objetivo desta dissertação é estudar o conceito de ‘existencial sobrenatural’, segundo a obra de Karl Rahner, Curso Fundamental da fé: Introdução ao Conceito de Cristianismo. Para estudar este conceito, dedicamo-nos ao estudo do significado de ‘existencial’, em primeiro lugar e, seguidamente, ao de ‘sobrenatural’ como auto-communicão de Deus. Quando Rahner se refere a ‘existencial’, ele refere-se aos elementos fundamentais da existência humana. Quando diz ‘sobrenatural’, o autor afirma que «Deus, na sua própria realidade mais adequada, torna-se o elemento constitutivo mais interior do ser humano». Por outras palavras, Deus comunica a Sua própria Vida ao ser humano. Isto indica que o termo técnico ‘existencial sobrenatural’, em Rahner, significa a comunicação do próprio ser de Deus ao ser humano. Esta dissertação procura, assim, mostrar a importância para o ser humano de aceitar a auto-comunicação de Deus, livre e misericordiosa. Isto também remete para o sentido pastoral deste conceito em Rahner. Trata-se de sublinhar a seriedade da responsabilidade cristã e da evangelização como ouvintes da comunicação divina.
Data do prémio10 nov. 2021
SupervisorAlexandre Palma (Supervisor)