Hoje em dia a sustentabilidade é um conceito que está na ordem do dia. A indústria da moda é sem dúvida uma das indústrias com maior impacto ambiental e menos sustentável. Com a crescente preocupação ambiental, pandemia e mudança de hábitos de consumo e lifestyle, a indústria tem procurado adaptar-se às necessidades do consumidor, embora ainda seja insuficiente. No entanto, e para dar resposta aos consumidores, é necessário repensar e fazer alterações no modelo de negócio das marcas de moda.Este caso de estudo foca-se no modelo de negócio on-demand/made-to-order, ou seja as marcas produzirem a peça pós-compra do cliente e assim eliminar o desperdício. A questão investigada nesta tese é: “Como é que as marcas de moda podem implementar o modelo de negócio on-demand?”. Para responder a esta questão, foi conduzido um estudo de caso comparativo entre duas marcas: a Constança Entrudo e a Campos. O presente caso adivinha-se útil para gestores e marcas na indústria da moda, facultando as vantagens e desvantagens deste modelo de negócio e como implementá-lo. Os principais resultados demonstram que implementar o fashion-on-demand, requer que as marcas adaptem todas as áreas e componentes do seu modelo de negócio, especialmente a sua proposta de valor e os seus recursos e parceiros estratégicos.
Data do prémio | 24 jan. 2022 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Laure Leglise (Supervisor) |
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- Moda
- Sustentabilidade
- Modelo de negócio
- On-demand
- Made-to-order
The (un)sustainability of fashion industry: fashion-on-demand as solution?
Caetano, L. M. (Aluno). 24 jan. 2022
Tese do aluno