The (un)sustainability of fashion industry
: fashion-on-demand as solution?

  • Letícia Meneses Caetano (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Hoje em dia a sustentabilidade é um conceito que está na ordem do dia. A indústria da moda é sem dúvida uma das indústrias com maior impacto ambiental e menos sustentável. Com a crescente preocupação ambiental, pandemia e mudança de hábitos de consumo e lifestyle, a indústria tem procurado adaptar-se às necessidades do consumidor, embora ainda seja insuficiente. No entanto, e para dar resposta aos consumidores, é necessário repensar e fazer alterações no modelo de negócio das marcas de moda.Este caso de estudo foca-se no modelo de negócio on-demand/made-to-order, ou seja as marcas produzirem a peça pós-compra do cliente e assim eliminar o desperdício. A questão investigada nesta tese é: “Como é que as marcas de moda podem implementar o modelo de negócio on-demand?”. Para responder a esta questão, foi conduzido um estudo de caso comparativo entre duas marcas: a Constança Entrudo e a Campos. O presente caso adivinha-se útil para gestores e marcas na indústria da moda, facultando as vantagens e desvantagens deste modelo de negócio e como implementá-lo. Os principais resultados demonstram que implementar o fashion-on-demand, requer que as marcas adaptem todas as áreas e componentes do seu modelo de negócio, especialmente a sua proposta de valor e os seus recursos e parceiros estratégicos.
Data do prémio24 jan. 2022
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorLaure Leglise (Supervisor)

Keywords

  • Moda
  • Sustentabilidade
  • Modelo de negócio
  • On-demand
  • Made-to-order

Designação

  • Mestrado em Gestão

Citação

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