Na base das relações humanas prevalece a comunicação entre indivíduos. Com a constante evolução da tecnologia, também a comunicação conquistou outras dimensões e atingiu múltiplas plataformas como a Web 2.0. Para além da tradicional comunicação boca a boca, deparamo-nos hoje com uma enorme afluência e influência da comunicação boca a boca digital. Nesta dissertação são destacados os blogs de moda como uma relevante plataforma de comunicação dos media sociais, pela sua evolução e promissora relação entre emissor e receptor de mensagens dentro do tema. É também discutido que tipo de credibilidade e influência os leitores depositam num blogger. Como principal foco, analisa-se também o valor comercial que poderá resultar quando marcas do ramo da moda se aliam a blogs de moda na prática de estratégias de marketing integradas. A dissertação inclui um capitulo de revisão literária que realça factos teóricos já proferidos sobre o tema. Adicionalmente, e com o intuito de obter informação relevante e conclusiva, foi desenvolvido uma pesquisa de recolha de dados ao consumidor. Os resultados mostram que a população Portuguesa não está, na sua maioria, envolvida na leitura de blogs de moda de uma forma assídua e continuada. Contudo, para os que o fazem, existe uma forte tendência para depositar credibilidade no blogger de moda, sentir alguma influência em relação às publicações do mesmo e, como tal, proceder a compras de artigos de moda que foram publicitados em blogs.
| Data do prémio | 19 fev. 2016 |
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| Idioma original | English |
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| Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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| Supervisor | Daniela Langaro (Supervisor) |
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The use of blogs as a marketing tool in the fashion industry
Freire, M. V. L. V. (Aluno). 19 fev. 2016
Tese do aluno: Dissertação de mestrado