The usefulness of aggressive retrenchment for firms in decline

• Florian Sven Marc Friedrich (Aluno)

Esta dissertação testa o efeito da agressividade de retrenchment, que envolve a agressividade de volume e tempo, sobre o desempenho em reestruturação. Usando três perspetivas teóricas: o síndrome de sobrevivência, a espiral descendente e a rigidez da ameaça, é colocada a hipótese de um efeito direto entre a agressividade temporal e a do volume sobre o desempenho em reestruturação. A agressividade temporal divide-se em duas dimensões: como são iniciadas as medidas de redução precoce (timing) e quão rapidamente são completadas (velocidade). Simultaneamente, é estudado um efeito moderador da agressividade do tempo na relação entre a agressividade do volume e o desempenho em recuperação. A base de dados deste estudo são empresas em declínio da indústria de serviços na América do Norte retiradas da base de dados Compustat North America no período de 1990-2018. Utilizando uma técnica de amostragem de matched-pairs, 85 empresas com uma rotação bem sucedida foram igualmente comparadas com uma contraparte sem sucesso, resultando numa amostra final de 170. Os resultados apontam para duas resultados significativos. Primeiro, uma estratégia de redução progressiva do volume só é bem sucedida quando se concentra no lado do custo do negócio, especificamente na SGA. Em segundo lugar, os resultados indicam que o desempenho de recuperação só é positivamente afetado pela velocidade de recuperação e não pelo seu timing. Esta dissertação contribui para a nova literatura que combina as duas correntes de investigação sobre agressividade e reviravolta empresarial. Em particular, é importante incorporar uma dimensão temporal nos estudos de recuperação.
Data do prémio26 abr 2022
SupervisorRicardo Ferreira Reis (Supervisor)

• Turnaround
  • Agressividade de recuperação