Um número crescente de empresas começa agora a dar importância as suas comunidades de consumidores para desenvolver novos produtos, que posteriormente podem ser comunicados ao mercado como “criados por um consumidor”. A teoria da identidade social explica o porquê dos restantes consumidores preferirem comprar produtos de empresas que utilizam este tipo de estratégia. Este estudo tem como objetivo perceber qual é a influência de comunicar que uma empresa utiliza a sua comunidade de consumidores aquando do desenvolvimento de um novo produto. Adicionalmente este estudo investiga a) o impacto de dar informação sobre a comunidade de consumidores b) em que tipo de consumidores, dependendo da sua escala crónica de auto-interpretação, é que esta estratégia é mais indicada. Primeiro os resultados mostram que o produto criado por utilizadores é preferido ao criado pelos profissionais, independentemente da descrição da comunidade que é feita. Os consumidores sentem níveis de identificação crescentes por empresas que usam esta estratégia o que posteriormente é traduzido na escolha do produto. Em segundo lugar, os resultados indicam que quando a comunidade é semelhante aos consumidores, sentimentos de identificação aumentam o que no fim acaba por mediar a escolha do produto. Finalmente, os resultados mostram que os indivíduos mais interdependentes mostram maior preferência por produtos destas empresas que indivíduos independentes. Isto mostra que nem todos os consumidores têm a mesma preferência por este tipo de estratégia o que é relevante para os gestores que tencionam envolver as suas comunidades de consumidores no desenvolvimento de novos produtos.
Data do prémio | 18 jul. 2016 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Cláudia Isabel de Sousa Costa (Supervisor) |
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- Mestrado em Gestão: Programa Internacional
The value of a user-design strategy: the role of giving background information about the user-community and consumer characteristics
Osório , M. R. (Aluno). 18 jul. 2016
Tese do aluno