The work and family reconciliation of single parents
: a qualitative meta-analysis

• Diana Martins Barbosa (Aluno)

O presente trabalho visava compreender corno os pais solteiros conciliam a sua vida profissional e familiar. Com o aumento das famílias monoparentais, foi dada maior importância à forma como os pais solteiros conseguem trabalhar e cuidar das suas obrigações familiares, que dificuldades têm e de que forma é que estas afetam o seu bem-estar. Uma vez que a pandemia Covid-19 exigiu que muitos pais trabalhassem a partir de casa, foi também dada maior atenção à forma como conciliam este trabalho com os cuidados que têm de prestar aos seus filhos. A opção metodológica utilizada para abordar a questão da investigação foi a meta-análise qualitativa, uma vez que proporciona uma análise aprofundada e uma interpretação imparcial dos dados qualitativos, recolhidos a partir de estudos científicos. Assim, foi possível identificar, interpretar e analisar os resultados da investigação realizada sobre o terna entre 2016 e 2021. Foi selecionada uma amostra global de 18 artigos de acordo com o protocolo da meta-análise qualitativa. Foi então realizada uma análise de conteúdo destes artigos. Os resultados indicam que a maioria dos pais solteiros lutam para conciliar as suas responsabilidades profissionais e familiares uma vez que a maioria deles apresenta dificuldades em encontrar um emprego devido ao seu estatuto parental faz com que eles aceitem um emprego de baixo rendimento com horários de trabalho atípicos. Sendo uma família com um só rendimento, enfrentam dificuldades financeiras, pois têm de pagar as suas contas por conta própria a falta de estratégias favoráveis à família e de apoio financeiro contribuem para o elevado nível de stress e ansiedade por conseguinte, a gestão de recursos humanos pode desempenhar um papel importante na conciliação da vida profissional e familiar dos pais solteiros através de políticas e práticas que apoiem e criem melhores condições para assegurar o bem-estar dos trabalhadores que são pais solteiros.
Data do prémio13 jul. 2022
SupervisorEva Dias de Oliveira (Supervisor) & Maria Isabel G. G. Castro Guimarães (Co-Orientador)

• Pais solteiros
  • Trabalho