Towards the circular bio-economy supply chains
: foresight and outlook

• Paula Francisca Madureira Faleiro (Aluno)

A bioeconomia é considerada como um meio para combater os desafios globais, a lógica para o fazer é substituir os recursos fósseis por sistemas renováveis e biológicos que otimizem o cultivo ou utilizem os resíduos biológicos por inovações tecnológicas que reduzam as emissões de gases verdes e dióxido de carbono, obtendo sustentabilidade. A motivação de alcançar a sustentabilidade através da bioeconomia surgiu como uma oportunidade para a promoção de sistemas e logísticas mais circulares. Para apoiar esta transição para um planeta mais sustentável, as Nações Unidas criaram 17 objetivos incorporados na Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, não só centrando-se nos fatores económicos, mas também incluindo os direitos humanos e a responsabilidade ambiental. Assim, a investigação atual trata da capacidade da bioeconomia para promover um desenvolvimento sustentável no decurso das cadeias de abastecimento, integrando visões coerentes sobre como a mudança para uma bioeconomia circular será afetada pelas cadeias de abastecimento a jusante. A abordagem metodológica para tentar preencher esta lacuna na literatura foi através da realização de uma revisão bibliográfica sistemática de 99 artigos, analisando tendências e lacunas nos estudos. Para apoiar a análise, realizou-se 9 entrevistas entre peritos no campo da bioeconomia e de operações logísticas para obter conclusões mais significativas. O estudo revelou uma série de lacunas no conhecimento, no que concerne ao desenvolvimento e implementação de sistemas eficientes entre académicos para atividades da bioeconomia. A análise demonstra que alguns dos motivos devem-se à tecnologia limitada para alguns materiais biológicos e à deficiência em adaptações regulamentares para a atividade económica.
Data do prémio14 jul. 2023
SupervisorJorge Julião (Supervisor) & Marcelo Rudolfo Calvete Gaspar (Supervisor)

• Bioeconomia
  • Cadeias de abastecimento