Partindo de uma metodologia de investigação qualitativa, o presente estudo foca o trabalho colaborativo entre docentes do 1º ciclo, numa escola do Porto. Neste estudo, as técnicas utilizadas para recolha de dados foram a observação, o inquérito por questionário e a análise documental, sendo que os dados recolhidos foram triangulados, numa última fase, de forma a obtermos uma visão holística do objeto do estudo. A revisão de literatura efetuada aponta para a importância vital do trabalho colaborativo entre docentes enquanto ferramenta de desenvolvimento profissional e organizacional. No entanto, em termos práticos, parecem existir inúmeras barreiras a este modo de trabalho docente. O estudo realizado mostra que os docentes em questão reconhecem a importância do trabalho colaborativo e disponibilizam-se para o mesmo, mas consideram-no pouco provável, em termos práticos, essencialmente devido à predominância de culturas profissionais eminentemente individualistas.
Data do prémio | 21 out. 2016 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Ilídia Cabral (Supervisor) |
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- Trabalho colaborativo
- Cultura individualista
- Cultura colaborativa
- Supervisão pedagógica
- Mestrado em Ciências da Educação
Trabalho colaborativo entre docentes do 1º ciclo : perceções e práticas
Faria, V. M. F. J. (Aluno). 21 out. 2016
Tese do aluno