Trabalho colaborativo entre docentes do 1º ciclo
: perceções e práticas

  • Vera Margarida Figueiredo Janeiro Faria (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Partindo de uma metodologia de investigação qualitativa, o presente estudo foca o trabalho colaborativo entre docentes do 1º ciclo, numa escola do Porto. Neste estudo, as técnicas utilizadas para recolha de dados foram a observação, o inquérito por questionário e a análise documental, sendo que os dados recolhidos foram triangulados, numa última fase, de forma a obtermos uma visão holística do objeto do estudo. A revisão de literatura efetuada aponta para a importância vital do trabalho colaborativo entre docentes enquanto ferramenta de desenvolvimento profissional e organizacional. No entanto, em termos práticos, parecem existir inúmeras barreiras a este modo de trabalho docente. O estudo realizado mostra que os docentes em questão reconhecem a importância do trabalho colaborativo e disponibilizam-se para o mesmo, mas consideram-no pouco provável, em termos práticos, essencialmente devido à predominância de culturas profissionais eminentemente individualistas.
Data do prémio21 out. 2016
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorIlídia Cabral (Supervisor)

Keywords

  • Trabalho colaborativo
  • Cultura individualista
  • Cultura colaborativa
  • Supervisão pedagógica

Designação

  • Mestrado em Ciências da Educação

Citação

'