Trajectórias de exclusão social em mulheres sem abrigo
: um estudo de caso

• Ana Filipa Costa Machado (Aluno)

O presente estudo pretende contribuir para a compreensão das trajectórias de exclusão social de mulheres sem-abrigo. Atendendo à dificuldade de acesso a esta população, e à decorrente escassez de estudos sobre a experiência das mulheres sem-abrigo, optou-se por levar a cabo um estudo de caso único, que nos permitisse a exploração aprofundada das significações associadas a uma experiência da condição de sem-abrigo no feminino. Os principais resultados deste estudo referem-se à existência de factores heterogéneos que podem conduzir uma pessoa a viver na rua, ao facto de o contexto de rua poder ter significados positivos e no que respeita à vivência feminina e masculina, os resultados apontam para factores semelhantes mas com significações divergentes.
Data do prémiojul. 2012
SupervisorRaquel Matos (Supervisor)