Trajetórias de vulnerabilidade
: perceção subjectiva e objectiva da condição do «novo pobre»

  • Ana Claúdia Rodrigues Camões (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

No presente estudo, realizado no âmbito do curso de Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Pedagogia Social, na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, procuramos conhecer as trajetórias negativas percorridas por um conjunto de pessoas e famílias que se encontram em situação de pobreza e de assistência. Foi nosso objetivo ampliar a reflexão, na perspetiva da Pedagogia Social, sobre a problemática de um fenómeno social denominado de “nova pobreza” e recolher a perceção subjetiva e objetiva de algumas pessoas que se encontram em situação de mudança social negativa, bem como a interpretação que têm desta situação as técnicas que apoiam ou mais diretamente trabalham com estes sujeitos. Pretendemos também indagar os problemas e vulnerabilidades que estes sujeitos experimentam nestas situações de precariedade, assim como compreender as aptidões e capacidades que as pessoas mobilizam ou não para saírem desta situação em que se encontram sem meios próprios para satisfação das suas necessidades básicas de sobrevivência. O processo de investigação que sustentou a pesquisa foi desenvolvido durante os anos de Setembro de 2010 a Outubro de 2011.
Data do prémiofev. 2012
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorJoaquim Azevedo (Supervisor) & José Luís Gonçalves (Co-Orientador)

Keywords

  • Novos pobres
  • Exclusão social
  • Vulnerabilidade
  • Apoios sociais
  • Pedagogia social

Designação

  • Mestrado em Ciências da Educação

Citação

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