No presente estudo, realizado no âmbito do curso de Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Pedagogia Social, na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, procuramos conhecer as trajetórias negativas percorridas por um conjunto de pessoas e famílias que se encontram em situação de pobreza e de assistência. Foi nosso objetivo ampliar a reflexão, na perspetiva da Pedagogia Social, sobre a problemática de um fenómeno social denominado de “nova pobreza” e recolher a perceção subjetiva e objetiva de algumas pessoas que se encontram em situação de mudança social negativa, bem como a interpretação que têm desta situação as técnicas que apoiam ou mais diretamente trabalham com estes sujeitos. Pretendemos também indagar os problemas e vulnerabilidades que estes sujeitos experimentam nestas situações de precariedade, assim como compreender as aptidões e capacidades que as pessoas mobilizam ou não para saírem desta situação em que se encontram sem meios próprios para satisfação das suas necessidades básicas de sobrevivência. O processo de investigação que sustentou a pesquisa foi desenvolvido durante os anos de Setembro de 2010 a Outubro de 2011.
Data do prémio | fev. 2012 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Joaquim Azevedo (Supervisor) & José Luís Gonçalves (Co-Orientador) |
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- Novos pobres
- Exclusão social
- Vulnerabilidade
- Apoios sociais
- Pedagogia social
- Mestrado em Ciências da Educação
Trajetórias de vulnerabilidade: perceção subjectiva e objectiva da condição do «novo pobre»
Camões, A. C. R. (Aluno). fev. 2012
Tese do aluno