Transforming the lives of portuguese people by changing their eating habits
: a new grab-and-go system of vacuum-packed healthy and highly nutritious food to preserve all nutrients and flavours

• António Seixas Lopes Soeiro (Aluno)

A sociedade está a evoluir a uma velocidade nunca vista. Diz-se que o primeiro ser-humano achegar aos 150 anos já nasceu. A atual incerteza económica, social e ambiental é favorável a novos avanços no desenvolvimento de negócios. Esta dissertação desenvolve um sistema de grab-and-go de refeições embaladas em vácuo, para implementar em Lisboa. Este produto baseia-se na conceção de pratos saudáveis, multiculturais, através da técnica sous-vide, que cozinha os produtos a baixa temperatura, em sacos de vácuo, aumentando a durabilidade do produto. O desenvolvimento deste produto serviu de base para esta tese. A literatura e entrevistas com stakeholders dos setores HoReCa e bem-estar foram utilizadas, para entender as suas evoluções,denotando-se uma fase de desenvolvimento disruptivo em relação à transformação digital. Emseguida, foi realizado um survey para determinar o potencial deste produto, questionando a importância das suas características. Por fim, utilizou-se um modelo de regressão linear, para determinar quais características preferidas, utilizando o NPS como variável dependente e os elementos do produto como variáveis independentes.Apesar da falta de um modelo estatisticamente significativo, foi determinado que as características mais desejadas pelos potenciais consumidores são: sistema de home-delivery e menus multiculturais. Em relação à sustentabilidade financeira, estima-se que um volume mensal de vendas de 3,830 unidades corresponderia ao ponto break-even, e o projeto será financeiramente sustentável após o segundo ano.
Data do prémio24 jan 2022
SupervisorRute Xavier (Supervisor)