A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do mestrado em Psicologia da Educação inserido na Universidade Católica Portuguesa, tendo como objetivo geral recolher a perceção dos Psicólogos Escolares, dos professores de Educação Especial e dos alunos com Currículo Específico Individual acerca da transição destes alunos para o mercado de trabalho. No presente estudo foi utilizado o método qualitativo. De modo a recolher a perceção dos diversos intervenientes foram elaboradas três entrevistas e três questionários sociodemográficos. O estudo realizou-se num agrupamento de Escolas do concelho de Vila Nova de Famalicão. O processo de transição é marcado por diversas mudanças na vida destes jovens, os quais necessitam de um constante apoio, deste modo, torna-se essencial recolher as perceções não só dos intervenientes mais próximos dos alunos, mas essencialmente dos próprios jovens, de modo a perceber de que forma estes se sentem apoiados, e identificar também o que poderá ainda ser feito para que esta transição seja efetuada com mais sucesso. Os principais resultados indicam que os alunos com Currículo Específico Individual apresentam uma postura de passividade na elaboração do Plano Individual de Transição, contrariamente à família, a qual desempenha um papel central neste processo. Constatou-se ainda que estes alunos recebem muito apoio ao longo da escolaridade, no entanto, deparam-se com inúmeras dificuldades na transição para a vida pós escolar.
Data do prémio | 6 jul. 2016 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Ângela Azevedo (Supervisor) |
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- Mestrado em Psicologia da Educação
Transição dos jovens com necessidades educativas especiais para o mercado de trabalho: a percepção dos psicólogos, dos professores de educação especial e dos alunos
Freitas, A. C. M. D. (Aluno). 6 jul. 2016
Tese do aluno