Este estudo foca–se no debate no âmbito do gênero artsci, a interseção entre arte e ciência, mais especificamente em Visualizing the Invisible, a conjuntura criativa da arte com a física e os seus subcampos subsequentes. Seguindo Arthur I. Miller em ambos os relatos, foi realizado com o objetivo de apresentar uma abordagem sistemática para apoiar intervenções artísticas no Mundo Invisível que possam transgredir a dicotomia cultural entre arte e ciência e contribuir para o desenvolvimento do artsci. O objetivo crítico desta dissertação é a descrição e análise de um modus operandi prático postulado que combina os processos de criação artística com conceitos teóricos de Cognitive Culture Studies, aplicados ao campo do Visualizing the Invisible. Esta abordagem poderia permitir que curadores e artistas olhassem criticamente para os aspectos cognitivos do seu trabalho, elucidassem os processos de negociação do seu significado e ajustassem os processos de criação corretamente. O modus operandi foi identificado com base em uma análise multinível do trabalho de um coletivo de artistas e cientistas com curadoria minha - Instytut B61, especificamente, a performance multimodal imersiva Ewolucja Gwiazd (eng. Evolution of Stars) apresentada na Polônia e na Índia. Os dois primeiros capítulos do estudo também podem ser tratados como uma contribuição independente para o desenvolvimento no âmbito acadêmico do artsci, devido à tentativa teórica de definir os limites cognitivos do Visualizing the Invisible. A novidade e perspicácia dos escritos de Arthur I. Miller sobre imagens visuais e ideias que destacam como a mente humana lida com a abstração científica através do visualization ou visualizibility são de grande importância para esta parte do estudo. Na minha análise de Visualizing the Invisible, aplico metodologias de estudos cognitivos, estudos de tradução e semiótica, incluindo diferentes teorias sobre metáforas cognitivas e misturas conceituais. Especial atenção é dada à dinâmica cultural de tais processos no tratamento de suas condições mentais, materiais e sociais. O resultado é um estudo abrangente, que não se concentra nos estudos de caso, mas também fornece um contexto cultural, filosófico e histórico para considerações sobre a possível influência do artsci na cultura contemporânea.
Data do prémio | 29 jun. 2023 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Peter Hanenberg (Supervisor) & Anders Ib Michelsen (Co-Orientador) |
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- Doutoramento em Estudos de Cultura
Translating the invisible: metaphors in art and science
Świerkowski, J. (Aluno). 29 jun. 2023
Tese do aluno