A transmissão de significados intergeracionais tem adquirido relevância no contexto e prática científica dadas as descobertas acerca da influência da família na construção e desenvolvimento da identidade dos indivíduos. A preponderância destas transmissões nos núcleos familiares constituídos por pais e filhos relativamente às perceções de saúde pode desempenhar um importante papel na aceção destes últimos à sua saúde individual e tomadas de decisão para a saúde que podem ter sofrido modificações decorrentes da pandemia global vivida pela propagação do coronavirus Covid-19. O presente estudo tem como objetivo explorar as transmissões de significados de perceções de saúde em tríades pais-filhos nas quais tenha havido casos de infeção por Covid-19 nos pais. Os resultados evidenciaram: a) existem efeitos Actor-Partner na transmissão de significados de perceção de saúde de mãe e pai relativamente à perceção de saúde do filho, no modelo final em que só o pai contraiu Covid-19; b) existem efeitos Actor-Partner na transmissão de significados de perceção de saúde anterior da mãe relativamente à perceção de saúde do filho, no modelo final em que só a mãe contraiu Covid-19; c) no modelo final em que nenhum dos pais contraiu Covid-19, foram encontrados efeitos Actor-Partner na transmissão de significados de perceção de saúde da mãe e do pai relativamente à perceção de saúde do filho; d) não foram encontrados efeitos Actor-Partner no modelo em que ambos os pais contraíram Covid-19.
Data do prémio | 23 nov. 2022 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Ricardo Peixoto (Supervisor) |
---|
- Perceção de saúde
- Covid-19
- Transmissão de significados
- Transmissão intergeracional
- Transgeracionalidade
- Relação pais-filho
- Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde
Transmissão de significados de perceção de saúde : um estudo exploratório de tríades pais-filho com diagnóstico de Covid-19 nos pais
Sousa, J. I. A. V. D. (Aluno). 23 nov. 2022
Tese do aluno