Transnacionalismo e políticas educativas
: o impacto do sistema educativo mundial nos sistemas educativos nacionais: o caso Angolano: 1975-2015

  • André Vela Ngaba

Tese do aluno

Resumo

Tanto os investigadores bem como os actores em políticas educativas são geralmente unânimes no reconhecimento da existência de estruturas supra-nacionais que controlam e coordenam a concepção e execução das políticas educativas ao nível mundial. O sector da educação não está imune do fenómeno da globalização. Nessas últimas décadas têm surgido muitos estudos sobre os efeitos da globalização na educação. Contudo, os autores divergem uns dos outros quanto as perspectivas teóricoconceituais que alicerçam as suas reflexões. Para uns a globalização na educação é “um turbilhão em movimento”. Para outros ela processa-se como um sistema global com um “centro organizador”. É nessa lógica que Azevedo (2000) fala da teoria do Sistema Educativo Mundial (SEM), uma perspectiva que orientou o nosso estudo. O presente trabalho teve como objecto de estudo as políticas educativas angolanas no ensino geral e técnico-profissional, de 1975 a 2015, à luz da teoria do SEM. Pretende, principalmente, suscitar um debate que vise a encontrar estratégias que mais favoreçam a melhoria do sistema do ensino angolano, face ao fenómeno global. Seguimos uma metodologia sobretudo qualitativa, tendo como principal instrumento de trabalho a análise documental. Os documentos estudados foram recolhidos no Ministério da Educação de Angola (MED). No período estudado ficou demonstrado a forte depedência de Angola quanto a concepção e execução das suas políticas educativas, face as estruturas supra-nacionais que regulam as políticas educativas ao nível mundial, em detrimento da originalidade, criatividade e do contexto específico de Angola, tanto no ensino geral como no técnico-profissional.
Data do prémio3 mai 2018
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorJoaquim Azevedo (Supervisor)

Designação

  • Doutoramento em Ciências da Educação

Citação

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