Tratamento da agenesia do incisivo lateral superior
: revisão sistemática

• Miguel Diogo Marques (Aluno)

Introdução: A agenesia dentária é a anomalia dentária de desenvolvimento mais reconhecida nos seres humanos e pode ser desafiante clinicamente. No caso do inicisivo lateral superior, a frequência é de 1-2% bilateral, acometendo quer homens quer mulheres, todas os estudos mostram maior prevalência no sexo feminino. A etiologia da agenesia dentária pode relacionar-se com fatores locais, sistémicos e genéticos. Possíveis soluções ortodônticas passam pela extração do incisivo lateral, fecho de espaço simétrico com substituição canina bilateral, fecho de espaço unilateral em combinação a restauração protética para a assimetria dentária ou a abertura de espaço para uma substituição protética do incisivo lateral em falta com posterior alargamento igual dos dois incisivos laterais. Materiais e métodos: Esta revisão sistemática será realizada através da metodologia Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis (PRISMA). Foi executada uma pesquisa eletrónica, de modo a responder à questão de investigação, nas bases de dados: PubMed/MEDLINE® e Web of Science”. A avaliação da qualidade dos estudos incluídos foi realizada, independentemente, por dois investigadores. Através do preenchimento do questionário de qualidade Newcastle - Ottawa Quality Assessment Scale. Resultados: Foram indentificados 101 artigos resultantes da pesquisa nas bases de dados. Seguidamente foram selecionados 27 pelos critérios de inclusão/exclusão (título). Destes foram excluídos 9 por não responderem aos critérios de inclusão/exclusão (leitura de abstract). Assim, transitaram para a fase seguinte 18 artigos para leitura integral. Após essa leitura, excluíram-se 7. Logo, foram incluídos na presente revisão sistemática 11 artigos. Conclusão: Concluimos que existe necessidade de mais evidência científica com base em estudos clínicos randomizados que acalaçem protocolos baseados em evidência de forma ao ortodontista poder selecionar o melhor tratamento. Ambos os tipos de tratamento apresentam vantagens e desvantagens, limitações e indicações que devem ser conhecidas.
Data do prémio19 jul 2022
SupervisorSusana Silva (Supervisor) & Ana Paula Rodrigues Rocha Amorim Martins Peres (Co-Orientador)

• Agenesia dentária
  • Incisivo lateral superior