Trust assessment of account information services providers in Portugal
: Banks, Bigtechs, and Fintechs

• Nuno Ricardo da Silva Vitorino (Aluno)

Os Serviços de Informação sobre Contas (AIS) que permitem aos usuários consolidar todas as suas informações de contas de pagamento agregadas numa plataforma. Bancos, Bigtechs e Fintechs são os principais candidatos a competir no mercado de AIS. Os bancos argumentam que a confiança dos consumidores os coloca numa posição favorável para dominar este mercado. No entanto, desde a crise financeira global, o nível de confiança nos bancos é discutível. O principal objetivo desta investigação é concluir se os bancos estão certos ao julgara confiança dos consumidores como um fator positivo de diferenciação em relação às outras instituições. A utilização de uma fonte primária de dados permitiu que esta pesquisa comparasse diferentes pontuações entre instituições, não apenas no que se refere à confiança geral, mas também em cada determinante. Além disso, este estudo mediu a força das correlações entre osdeterminantes e as pontuações institucionais gerais, bem como entre a confiança do indivíduo no sistema financeiro e em cada instituição. Os resultados mostraram que não há indícios aparentes de que os bancos estejam prestes a ser derrubados como líderes do mercado AIS em Portugal devido aos níveis de confiança nos prestadores de serviços financeiros. No entanto, a forte associação dos bancos com o sistema por parte dos indivíduos, junto com a pontuação mais alta das Bigtechs em vários determinantes, e a oportunidade das Fintechs de sua desconexão de imagem com o sistema, podem fazer a mudança o paradigma em um futuro próximo.
Data do prémio15 out. 2020
SupervisorJoão Andrade (Supervisor)

• FinTech
  • Bancos