Trust in the FinTech sector
: an analysis of existing challenges on building customer trust in financial sector

Título traduzido da tese: Confiança no sector FinTech: uma análise dos desafios existentes na construção da confiança dos clientes no sector financeiro
  • Mateusz Jan Łąpieś (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Atualmente, a economia, incluindo o sector financeiro, está a crescer muito rapidamente. Isto é possível principalmente devido à tecnologia cada vez mais desenvolvida, que fornece ferramentas e inovações capazes de afetar várias indústrias. No caso do sector financeiro, isto é mais visível na área conhecida como Fin-Tech. As entidades que oferecem vários serviços financeiros, incluindo a banca, estão cada vez mais a basear a maior parte das suas operações em tecnologia moderna. Em algumas áreas, estão a competir com as instituições financeiras tradicionais. A confiança dos clientes é um dos principais desafios para estas novas empresas. O principal objetivo do estudo será examinar de que forma o fator definido como “confiança do cliente” afecta a forma como as empresas FinTech funcionam no sector financeiro. Para o efeito, foi feita a revisão teórica no artigo, que abordou as questões-chave neste tópico. No final, verificou-se que a aversão de alguns utilizadores à tecnologia e à inovação irá bloquear a sua atitude em relação à FinTech. De acordo com os peritos, demorará muito tempo até que as jovens entidades financeiras que dependem totalmente da tecnologia consigam ganhar a confiança dos clientes a um nível semelhante ao das instituições financeiras tradicionais. O documento apresenta recomendações sobre a forma como as instituições financeiras tradicionais se devem preparar para a transformação tecnológica, bem como sobre os métodos que as FinTech podem utilizar para acelerar a construção da confiança dos clientes.
Data do prémio18 out. 2024
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorDominika Latusek-Jurczak (Supervisor)

Keywords

  • Confiança do cliente
  • Setor FinTech
  • Construção da confiança do cliente
  • Vantagem competitiva
  • Comportamento do cliente
  • Indústria bancária

Designação

  • Mestrado em Gestão e Administração de Empresas (mestrado internacional)

Citação

'