Turismo cinematográfico
: a influência do cinema e das séries no desenvolvimento dos destinos e atrações turísticas

  • Joana Miguel Lourenço Alves (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

A nova tendência do Turismo Cinematográfico, que é o tema desta investigação, tem
vindo a ser motivo do aumento dos fluxos turísticos, devido à descoberta de novas
motivações por parte do turista, bem como por este apresentar uma diversidade de
atividades turísticas que tornam este segmento bastante apelativo e diferenciador. Os
produtos mediáticos acabam por ser um meio de transmissão de informação de lugares e
destinos pouco ou até mesmo nada conhecidos, o que faz com que as principais e
maiores produções de cinema e televisão proporcionem uma constante viagem sendo
que, para alguns, os filmes e as séries podem, inclusivamente, levá-los a viajar para os
locais onde estes foram filmados. Deste modo, o objetivo principal deste estudo é
investigar a relação entre o setor do turismo e o setor audiovisual e, mais
especificamente, perceber o grau de influência que o cinema e as séries apresentam no
desenvolvimento dos destinos e atrações turísticas. Em termos metodológicos, foi
seguido um design exploratório através da realização de duas entrevistas em
profundidade e um design descritivo através da aplicação de um questionário online. As
principais conclusões apontam para o facto deste segmento representar, ainda, um
mundo desconhecido para o turista, isto porque o que acontece muitas das vezes é o
facto desta tipologia de turismo ser “consumida” de forma acidental e involuntária, já
que 43,2%, já ouviu falar deste segmento, mas não sabem bem do que se trata. Por outro
lado, 39,5% dos respondentes conhecem perfeitamente este conceito e a maioria, 56,8%,
já vivenciou este tipo de experiências, sendo que 38,6% viajaram para algum destino
devido a um filme e/ou série, mas não foi a principal motivação, enquanto que 15,9%
viajaram tendo essa como a sua principal motivação. No que diz respeito à satisfação
em relação à sua última experiência, 47,7% encontram-se muito e extremamente
satisfeitos. De facto, é inevitável concluir que esta tipologia de turismo exerce uma
influência significativa no desenvolvimento dos destinos e atrações turísticas, já que
94% das pessoas a consideram importante, muito importante e extremamente
importante, apresentando, assim, um balanço bastante positivo para esta investigação.
Assim, este promete vir a ser um segmento em ascensão porque, efetivamente, é uma
temática que provoca e desperta a curiosidade e o interesse do turista.

Data do prémio16 dez 2020
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorAna Maria Pinto Lima Salazar (Supervisor)

Keywords

  • Turismo cinematográfico
  • Cinema
  • Filmes
  • Séries
  • Destinos turísticos
  • Atrações turísticas

Designação

  • Mestrado em Turismo

Citação

'