Turma em contexto Teip
: ações promotoras do sucesso escolar

  • Fátima Alexandra Gonçalves Correia (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Muitos professores trabalham com alunos que apresentam níveis de motivaçãomuito baixos e para os quais, aparentemente, a frequência da escola é desprovida de significado. Esta dificuldade acrescida no quotidiano de muitos professores e alunos foi a nossa maior motivação para o estudo sobre Como se organiza uma escola TEIP paraacolher todos os alunos e para a escolha da área de investigação em que ele se insere. A investigação assume características de estudo de caso e o seu objetivo é perceber como é que alunos e professores percecionam o processo de escolarização num contexto socioeconómico desfavorecido e compreender como se encontraorganizada a própria escola para que todos os alunos se sintam nela acolhidos, compreendidos e tenham efetivo desenvolvimento cognitivo, emocional e social. Para darmos resposta à principal questão de investigação foi inicialmente aplicado um inquérito por questionário aos alunos que permitiu uma primeira perceção dos alunos da escola, das práticas docentes e do seu futuro ocupacional gerando dadosquantitativos. No entanto, para analisarmos as perceções e experiências dos alunos e dos professores sobre a escola e o processo de escolarização, focamos a nossa investigação na análise de testemunhos orais dos alunos, dados recolhidos através daaplicação de uma entrevista coletiva pela técnica de focus group e de testemunhos orais de professores, dados recolhidos pela aplicação de entrevistas semiestruturadas. Trata-se, portanto, de um estudo descritivo e interpretativo maioritariamente dentro do paradigma qualitativo. Dos dados recolhidos e analisados podemos concluir que a “gramática” escolar manteve-se praticamente inalterada e que continua a predominar a pedagogia transmissiva na escola. No entanto, os professores da turma em estudo introduziram atividades mais atrativas nas aulas, como a utilização frequente de vídeos, apresentações em PowerPoint e pequenas pesquisas.
Data do prémio23 mai 2021
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorJoaquim Machado (Supervisor)

Keywords

  • Intervenção prioritária
  • Pedagogia transmissiva
  • Métodos ativos
  • Sucesso escolar

Designação

  • Mestrado em Ciências da Educação

Citação

'