Muitos professores trabalham com alunos que apresentam níveis de motivaçãomuito baixos e para os quais, aparentemente, a frequência da escola é desprovida de significado. Esta dificuldade acrescida no quotidiano de muitos professores e alunos foi a nossa maior motivação para o estudo sobre Como se organiza uma escola TEIP paraacolher todos os alunos e para a escolha da área de investigação em que ele se insere. A investigação assume características de estudo de caso e o seu objetivo é perceber como é que alunos e professores percecionam o processo de escolarização num contexto socioeconómico desfavorecido e compreender como se encontraorganizada a própria escola para que todos os alunos se sintam nela acolhidos, compreendidos e tenham efetivo desenvolvimento cognitivo, emocional e social. Para darmos resposta à principal questão de investigação foi inicialmente aplicado um inquérito por questionário aos alunos que permitiu uma primeira perceção dos alunos da escola, das práticas docentes e do seu futuro ocupacional gerando dadosquantitativos. No entanto, para analisarmos as perceções e experiências dos alunos e dos professores sobre a escola e o processo de escolarização, focamos a nossa investigação na análise de testemunhos orais dos alunos, dados recolhidos através daaplicação de uma entrevista coletiva pela técnica de focus group e de testemunhos orais de professores, dados recolhidos pela aplicação de entrevistas semiestruturadas. Trata-se, portanto, de um estudo descritivo e interpretativo maioritariamente dentro do paradigma qualitativo. Dos dados recolhidos e analisados podemos concluir que a “gramática” escolar manteve-se praticamente inalterada e que continua a predominar a pedagogia transmissiva na escola. No entanto, os professores da turma em estudo introduziram atividades mais atrativas nas aulas, como a utilização frequente de vídeos, apresentações em PowerPoint e pequenas pesquisas.
Data do prémio | 23 mai 2021 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Joaquim Machado (Supervisor) |
---|
- Intervenção prioritária
- Pedagogia transmissiva
- Métodos ativos
- Sucesso escolar
- Mestrado em Ciências da Educação
Turma em contexto Teip: ações promotoras do sucesso escolar
Correia, F. A. G. (Aluno). 23 mai 2021
Tese do aluno