Ubuntu para heróis
: estudo piloto com crianças do 1° ciclo

  • Maria Barbosa Estevez Pintado Teixeira (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O presente estudo teve como principal objetivo avaliar o impacto da implementação do programa ‘’Ubuntu para Heróis’’ que resultou da combinação de outros dois, o HIP (Heroic Imagination Project) e a ALU (Academia de Líderes Ubuntu), no desenvolvimento socioemocional de crianças de 1º ciclo. Participaram neste estudo seis alunos envolvidos no programa ‘’Ubuntu para Heróis’’, os seus encarregados de educação (n=6) e os seus professores (n=2). Os instrumentos de recolha de dados foram três guiões de entrevista semiestruturada construídos e adaptados para este estudo. Os resultados destacam o impacto positivo que o programa ‘’Ubuntu para Heróis’’ teve nos alunos ao nível da dimensão comportamental, social, cognitiva, emocional e ainda ao nível da consciência ambiental. Este impacto também se releva na elevada satisfação que todos os participantes demonstraram com o programa. Na sua maioria, os alunos demonstraram aquisição dos conhecimentos ao nível das dinâmicas prossociais. Considerando os resultados, são sugeridas algumas orientações práticas, tais como implementar o programa ‘’Ubuntu para Heróis’’ em mais escolas e expandi-lo aos grupos de risco. Também seria pertinente adaptar as metodologias e prolongar o número de sessões, de forma a ser possível assegurar que os conteúdos mais complexos sejam compreendidos por todos os alunos. Seria ainda importante, dar a possibilidade aos encarregados de educação de participarem neste tipo de programas, bem como capacitar os professores para implementarem os programas de desenvolvimento socioemocional nos seus alunos.
Data do prémio14 out 2022
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorMariana Barbosa (Supervisor) & Lurdes Veríssimo (Co-Orientador)

Keywords

  • Ubuntu para heróis
  • Alunos do 1º ciclo
  • Competências socioemocionais
  • Comportamentos prossociais

Designação

  • Mestrado em Psicologia

Citação

'