Objetivo: Avaliar um dos primeiros projetos em Portugal de estimulação com arte visual para Pessoas com Demência (PcD) e respetivos cuidadores em contexto de museu, ao nível do humor, Qualidade de Vida (QdV), envolvimento, apreciação, e experiências subjetivas. Método: A amostra deste estudo contou com 27 PcD e 18 cuidadores e a intervenção ocorreu ao longo de seis semanas. Os participantes foram divididos em dois museus com tipos de arte distintos (abstrato vs. figurativo), em que cada sessão contemplava discussão e produção de arte. Utilizou-se um design observacional exploratório de metodologia mista com medidas qualitativas e quantitativas, e os resultados foram comparados entre os dois museus. Resultados: Registaram-se diferenças estatisticamente significativas no humor após cada sessão em ambos os museus e na QdV apenas para as PcD. Quanto ao envolvimento, observou-se uma participação ativa e positiva de PcD ao nível do discurso espontâneo, do interesse pelos estímulos, e do nível de alerta (entre outros), nos dois museus. Os temas mais frequentes da participação de PcD durante a discussão de obras de arte foram a estimulação de memórias (episódicas e semânticas), e observações relacionadas com aspetos descritivos, interpretativos, e de autorreflexão das obras. Os grupos focais evidenciaram os aspetos mais valorizados por PcD e cuidadores em relação ao programa: a Estimulação Cognitiva, as Interações Sociais, e a Metodologia utilizada pelas mediadoras. Os questionários de avaliação permitiram observar uma avaliação muito positiva por parte da grande maioria dos participantes. Conclusão: Este estudo fornece evidência qualitativa e quantitativa dos benefícios de utilizar a arte como instrumento de intervenção para PcD e cuidadores tanto num museu com arte figurativa como abstrata, e permite um entendimento mais profundo dos processos envolvidos nas sessões de discussão de arte. São ainda discutidas recomendações importantes para a implementação e avaliação deste tipo de programas.
Data do prémio | 19 dez. 2022 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Alexandre Castro Caldas (Supervisor) |
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- Demência
- Intervenções não-farmacológicas
- Museus
- Neuroestética
- Arte
- Mestrado em Neuropsicologia
Um estudo exploratório de metodologia mista de um programa de estimulação com arte visual para pessoas com demência em contexto de museu
Carvalho, M. M. P. D. (Aluno). 19 dez. 2022
Tese do aluno