Num panorama mediático em que o público tem mais possibilidades do que nunca, é imprescindível que as emissoras saibam diferenciar-se num mercado radiofónico cada vez mais competitivo – que concorre entre si, mas também com outros meios. A abundância de canais radiofónicos, resultante dos constantes progressos tecnológicos, faz com que a rádio tenha de criar diariamente produtos que digam algo de si própria – algo que vá além do formato escolhido para cada canal. A facilidade de acesso a todo o tipo de informação, em grande parte pela internet, contribui também para que seja cada vez mais necessário produzir conteúdos únicos que revelem, no fundo, a política editorial seguida pela emissora, senão mesmo a identidade da marca. O presente trabalho tem assim como objectivo principal verificar se o funcionamento de várias emissoras numa única redacção influencia a produção de notícias. Além disso, pretende-se perceber se o facto de as emissoras em análise terem formatos e públicos-alvo diferentes contribui para que os seus conteúdos sejam igualmente distintos. Deste modo, realizou-se um estágio no departamento de informação do Grupo r/com, tendo como intuito observar de perto as dinâmicas particulares de uma redacção radiofónica. Desenvolvemos então uma análise aos noticiários da Renascença e da RFM, registando os elementos mais significativos em termos de informação transmitida, mantendo presente, por um lado, que possuem formatos e públicos diferentes e, por outro, que pertencem ao mesmo grupo de comunicação. Os resultados da análise a 20 noticiários de cada uma das emissoras demonstram que a RFM transmite essencialmente as mesmas notícias da Renascença. Com formatos e públicos diferentes, porém, a Renascença não só tem mais tempo disponível do que a RFM para divulgar informação, como dá um tratamento diferenciado às notícias, aprofundando-as e utilizando vários géneros. Embora a percepção inicial sugira que as emissoras dedicam mais tempo a temas diferentes, o que se verifica ao aprofundarmos a análise das notícias é que a RFM não produz conteúdos informativos que se diferenciem significativamente dos da Renascença. O estudo concretizado permite-nos notar, assim, que o funcionamento de várias emissoras numa redacção comum tem, de facto, impacto nas notícias que daí resultam, limitando a produção de conteúdos únicos para cada estação.
Data do prémio | 2013 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Nelson Ribeiro (Supervisor) |
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- Rádio
- Informação radiofónica
- Produção de notícias
- Política editorial
- Noticiário radiofónico
- Identidade
- Formato
- Audiência
- Mestrado em Ciências da Comunicação
Um grupo, diferentes abordagens: a produção noticiosa na Renascença e na RFM
Serrano, A. R. A. F. (Aluno). 2013
Tese do aluno