Um olhar reflexivo sobre a escola de hoje partindo do autismo e trissomia 20

  • Maria de Lurdes Carvalho Barreira (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

No presente relatório teço uma abordagem reflexiva da escola de hoje, partindo do autismo e da trissomia 20. Em primeiro lugar,começo por refletir sobre a importância do desenvolvimento do espiríto cientifico para estar capacitada a construir conhecimentos de forma sustentada, conducentes a melhorar o meu desempenho profissional. Em segundo lugar, procedo a uma abordagem sinótica e crítica da minha carreira profissional, referindo, ainda, a experiência com alunos com perturbações do espetro do autismo e trissomia 20, uma vez que leciono uma turma mista, com uma aluna com perturbações do espetro de autismo e um aluno com trissomia 20. Esta situação leva-me a formular um conjunto de questões (e.g. Como educar e formar integralmente os alunos sem e com autismo e trissomia 20? Como promover o desenvolvimento de competências em todas as vertentes: académica, pessoal e de grupo? Etc) que me fazem repensar a minha praxis. Abordo, então, sustentadamente a Educação Especial, o seu contexto histórico; a escola inclusiva, única, plural, heterogénea, aberta à diversidade, que acolhe os alunos com ou sem autismo e trissomia 20 e que, de forma equitativa, tenta dar oportunidade a todos e a todos tenta formar integralmente. Debruço-me, depois, criticamente nas problemáticas em questão (autismo e trissomia 20), na sua especificação e repercussão no modo de aprender, enquadrando as histórias dos meus alunos. Pondero, também, as estratégias educativas especializadas (e.g. Programa Educativo Individual, promover a familiarização, postura corporal, instruções verbais, comunicação pessoal, entoação, expressão facial e linguagem corporal do agente educativo, etc.) e a importância da família (o envolvimento dos pais na vida escolar dos filhos é fundamental). Passo, então, a uma exploração critica do ensino estruturado e das unidade de ensino estruturado para alunos com perturbações do espetro do autismo . Posteriormente, reflito na escola na era da globalização, onde o consumismo, o vazio de ideias, de pensamento crítico estão muito presentes; assiste-se, ainda, à infantilização prolongada dos jovens; há que investir numa educação nos e para os valores. Seguidamente, debato-me reflexivamente com os desafios da escola de hoje, dando especial relevo ao papel do professor. Este deve ser um professor reflexivo e orientador das aprendizagens dos alunos. Deve atender aos contextos dos alunos, valorizar as experiências dos mesmos. A sua prática e relação pedagógicas devem assentar na cooperação, determinação, afetividade, tolerância; devendo implementar estratégias (e.g. pedagogia diferenciada, atender a ritmos de aprendizagem diferentes, leitura expressiva, dramatizada; produção e dramatização de textos, etc) e organizar e dinamizar atividades promotoras do sucesso académico, pessoal e social dos alunos ( e.g. concursos de leitura, festival de poesia, encontros com escritores, intercâmbios com alunos doutros ciclos de ensino, teatro, etc). Finalmente, faço uma reflexão do trabalho efetuado, visando o trabalho futuro, com propostas de dinamização de alguns projetos.
Data do prémio20 jun. 2013
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorMaria Raul Xavier (Supervisor)

Designação

  • Mestrado em Ciências da Educação

Citação

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