Um passo para cuidados de excelência

  • Mónica Catarina Pires Soares Pinto (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

A realização deste relatório surge no âmbito da unidade curricular Relatório do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, e incide sobre os estágios desenvolvidos na Unidade de Cuidados Intensivos de um hospital central da região metropolitana do Porto e na Delegação Regional do Norte do Instituto Nacional de Emergência Médica. Pretendo com este relatório apresentar uma análise crítico-reflexiva sobre os saberes e competências de enfermagem desenvolvidas em contexto de estágio. Desta forma, tentei agrupar o maior número de experiências capazes de contribuir no desenvolvimento de competências que capacitassem para a prestação diferenciada de cuidados à pessoa e família em situação crítica. A estrutura do mesmo teve em atenção os domínios de competências comuns do Enfermeiro Especialista segundo a Ordem dos Enfermeiros, e as competências e objetivos preconizados no Guia de Estágio da Universidade Católica Portuguesa. Adotou-se uma metodologia descritiva/refletiva que teve por base uma pesquisa bibliográfica, mobilização de conceitos adquiridos na componente teórica do curso e onde foi considerada a vivência pessoal, profissional e académica. O relatório foi estruturado em 3 partes. Na introdução faço uma breve contextualização dos aspetos mais relevantes. No desenvolvimento menciono o percurso realizado em estágio, onde evidencio a consolidação de conhecimentos e competências desenvolvidas assim como identifico situações problema e soluções como oportunidade de melhoria. A conclusão espelha as minhas reflexões a nível pessoal e numa perspetiva futura em relação à profissão. Desta experiência, saliento o desenvolvimento de competências na intervenção de enfermagem em contexto do doente crítico, na gestão de equipas multidisciplinares, na prestação de cuidados seguros para o doente de forma a valorizar a profissão e a importância do enfermeiro especialista. Concluo que o percurso de estágio foi um processo de aprendizagem prática em reposta às necessidades do doente crítico, tendo atingido os objetivos de forma autónoma, levando ao desenvolvimento pessoal e profissional com ganhos para a saúde para o doente, profissão e disciplina.
Data do prémio13 jul. 2017
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorMaria Rocha (Supervisor)

Keywords

  • Doente crítico
  • Enfermagem
  • Competência
  • Conhecimento

Designação

  • Mestrado em Enfermagem

Citação

'