Os estágios em Enfermagem constituem momentos de especial potencial formativo, em que a experiência se constitui em saber, através de um processo reflexivo constante sobre as práticas desenvolvidas. Este relatório incide sobre os estágios desenvolvidos no Serviço de Urgência (Módulo I) e Unidade de Cuidados Intensivos Polivalentes (Módulo II) do Hospital de Braga e no Instituto Nacional de Emergência Médica (Módulo III). O estágio no Serviço de Urgência permitiu a aquisição e desenvolvimento de competências na prestação de cuidados ao doente crítico, triagem, estabelecimento de prioridades, estabilização e reanimação, numa perspectiva de cuidados centrados no utente e na família. O desenvolvimento do estágio na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalentes permitiu a aquisição e desenvolvimento de competências na prestação de cuidados ao doente crítico com falência (multi)orgânica eminente ou estabelecida, sem descurar a vertente humana e relacional com a família e pessoas significativas. O estágio desenvolvido no Instituto Nacional de Emergência Médica permitiu a aquisição e desenvolvimento de competências na prestação de cuidados ao doente crítico em meio préhospitalar e comunicação efectiva com a família e pessoas significativas. Os contextos da prática de estágio revelaram-se locais privilegiados de observação e de aprendizagem, permitindo a aplicação dos conhecimentos, valores e capacidades conducentes a uma prática de cuidados de excelência. O relatório encontra-se organizado de acordo com as competências preconizadas pelo plano de estudos do curso, indicando para cada uma delas as actividades desenvolvidas ao longo dos três módulos de estágio, permitindo evidenciar o desenvolvimento das competências preconizadas nos diferentes contextos de prestação de cuidados. Deste modo, dá-se visibilidade às diferentes actividades efectuadas e evidenciam-se as diferentes respostas dadas a uma mesma competência a desenvolver em cada campo de estágio. Utilizando uma metodologia descritiva, atingem-se os objectivos de dar visibilidade às competências desenvolvidas e apontar as dificuldades encontradas bem como as estratégias de resolução desenvolvidas, rumo ao mestrado com especialização em Enfermagem Médico- Cirúrgica após aprovação do relatório em dissertação pública.
Data do prémio | 2012 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Amélia Rego (Supervisor) |
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- Enfermeiro
- Especialista
- Doente crítico
- Cuidados de enfermagem
Um percurso de desenvolvimento de competências
Vinagre , M. C. F. D. S. (Aluno). 2012
Tese do aluno