Um percurso docente construído na prática pedagógica

• Maria de Fátima da Silva Rodrigues Azevedo (Aluno)

Este relatório pretende ser uma análise retrospetiva de um percurso docente construído AO LONGO DA VIDA. Através de um relato na primeira pessoa convocam-se experiências pedagógicas ao longo da carreira académica e docente. Desta forma são narradas experiências que contribuíram para a construção de uma nova prática adaptada à realidade atual e de preparação para um futuro incerto. Com uma visão crítica descreve-se ainda comportamentos, ideias, opiniões, sentimentos, situações e conceitos construídos ao longo da PRÁTICA DA profissão e do percurso formativo desenvolvido a partir do espaço da sala de aula e do contexto de escola. Numa lógica de mudança questiona-se a formação ou a sua ausência na construção DA identidade PROFISSIONAL DA AUTORA. Desde as aprendizagens informais às formais, a identidade profissional é uma súmula de saberes. Saberes estes que operam estratégias de mudança. Por isso PROCURO CLARIFICAR COMO COMPREENDI a missão do professor, QUE, para além de vocação, SE ancora em teorizações fundamentadas e sérias. No mundo de hoje, global, a comunicação é um desafio que implica visão e ambição em qualquer área do saber. E a aprendizagem de línguas, EM QUE SE DESENVOLVE A PRÁTICA DOCENTE ANALISADA, é também um exemplo que exige tempo e formação específica. Daí a necessidade de desenvolver MODOS DE AGIR PROFISSIONAIS que estimulem positivamente o ato de ensinar os alunos do século XXI. Ao refletir sobre o trabalho docente salienta-se que a formação e o tempo são fundamentais para a sua ressignificação. Assim a mobilização dos conceitos de supervisão, investigação e reflexão É fundamental para a CLARIFICAÇÃO DAS FORMAS DE construção do conhecimento profissional NESTE PERCURSO.
Data do prémio21 fev. 2013
SupervisorMaria do Céu Roldão (Supervisor)

• Desenvolvimento profissional
  • Identidade