Este relatório tem como objetivo evidenciar o processo de aprendizagem obtido ao longo de todo o percurso do 15º Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área da Pessoa em Situação Crítica da Escola de Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa, mais precisamente o desenvolvimento de competências adquiridas através dos estágios da Unidade Curricular Estágio Final e Relatório. Estruturalmente, o relatório divide-se em três partes, introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução pretendeu-se enquadrar e contextualizar os estágios realizados, referindo os objetivos deste trabalho e metodologia utilizada. O desenvolvimento foi dividido em quatro capítulos, sendo o primeiro referente ao estágio realizado no âmbito da Unidade Curricular Estágio Vigilância e Decisão clínica realizado no 2º semestre do 1ºano, tendo este sido exercido no Serviço de Urgência de um hospital do norte e, sendo feita uma breve apresentação e análise deste período. No segundo capítulo é feita referência e contextualização dos locais de estágio no âmbito da Unidade Curricular Estágio Final e Relatório, em que o primeiro foi realizado numa Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente de um centro hospitalar do norte e o segundo numa Unidade de Cuidados Intensivos Monovalente do mesmo centro hospitalar. No terceiro capítulo pretendeu-se refletir sobre as atividades mais significativas desenvolvidas nestes contextos de prática clínica que visaram dar resposta aos objetivos anteriormente delineados, cujo enquadramento tinha sido organizado com o foco nas competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. Esta análise foi reflexiva e devidamente fundamentada na evidência para contribuir para a consolidação do perfil de Mestre em Enfermagem na área previamente supracitada. Em cada contexto clínico foram realizados trabalhos baseados na melhor evidência científica e pretendeu-se especificar e enquadrar as competências desenvolvidas através da elaboração destes trabalhos. O quarto e último capítulo foi desenvolvido para apresentar uma revisão da literatura realizada no âmbito de uma inquietação emergida da prática, contextualizando a sua realização e as conclusões que daí surgiram. Com a conclusão pretendeu-se realizar uma síntese com análise crítica e reflexiva dos itens abordados no desenvolvimento, assim como os principais contributos realizados para a melhoria dos cuidados na prática clínica e considerações finais sobre este processo de aprendizagem. A metodologia utilizada foi essencialmente descritiva e reflexiva, de forma a descrever o pensamento e processo de tomada de decisão desenvolvidos enquanto futura enfermeira especialista durante este percurso de aquisição e desenvolvimento das competências nos contextos de prática clínica.
Data do prémio | 22 mai. 2023 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Amélia Ferreira (Supervisor) |
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- Enfermagem médico-cirúrgica
- Enfermeiro especialista
- Unidade de cuidados intensivos
- Pessoa em situação crítica
Um percurso para aquisição de competências na área da pessoa em situação crítica
Guerra, A. M. C. (Aluno). 22 mai. 2023
Tese do aluno