Um percurso rumo à qualidade de cuidados

• Hélder Miguel Lima Ribeiro (Aluno)

Este relatório resulta de um percurso evolutivo iniciado no ano anterior, onde se pretende destacar os objetivos traçados e as atividades desenvolvidas nos três locais de estágio, no âmbito do Mestrado em Enfermagem na Especialização de Médico-Cirúrgica. Pretende-se ainda demonstrar capacidade para analisar criticamente as situações-problema, e as estratégias levadas a cabo para promover a melhoria e qualidade dos cuidados prestados aos utentes. A metodologia e estrutura utilizada no relatório, tem como base a descrição e análise crítica dos objetivos e atividades desenvolvidas nos módulos de estágio. No estágio realizado no Serviço de Urgência do Hospital Pedro Hispano que decorreu no período de 28/04/2014 a 28/06/2014, foram definidos vários objetivos. Identificaram-se necessidades formativas e promoveu-se o desenvolvimento profissional da equipa de enfermagem. Foram aprofundados conhecimentos em áreas distintas, como a prevenção e controlo de infeção relativa ao MRSA e o consentimento informado no contexto deste serviço. Foram igualmente desenvolvidos planos de enfermagem, que facilitassem os processos de transição vividos pelo utente e sua família. No período de 10/11/2014 a 17/01/2015, foi realizado o estágio no Serviço de Cuidados Intensivos Polivalente do Centro Hospitalar do Porto. Foi desenvolvido um documento para melhorar procedimentos de manipulação de fármacos sólidos orais administrados por sonda gástrica, com o intuito de prevenir interações entre fármacos e nutrientes. Considerou-se pertinente aprofundar conhecimentos em várias áreas como a prevenção e controlo de infeção, transplante de órgãos e delirium. Neste último, foi sugerida uma estratégia para melhorar a adesão dos profissionais de saúde. No caso do estágio realizado na Comissão de Controlo de Infeção do Centro Hospitalar do Porto, que decorreu no período de 15/09/2014 a 08/11/2014, os objetivos e atividades desenvolvidas estão focados nos vários processos e atividades que envolvem a gestão da prevenção e controlo de infeção. Foi desenvolvido um protocolo de orientação para a prevenção e controlo de infeção por MRSA, nos doentes internados com úlceras de pé diabético. Por outro lado, houve a oportunidade para participar nos processos de vigilância epidemiológica e procedimentos inerentes à prevenção e atuação perante casos de surtos. Foram aprofundados conhecimentos em várias áreas, como nos vários programas de vigilância epidemiológica, procedimentos de prevenção e controlo de infeção para o Vírus Ebola e processo de auditoria na lavagem das mãos. Os objetivos que foram definidos em cada um dos módulos de estágio foram atingidos, e as atividades levadas a cabo para a sua concretização foram adequadas. O estágio foi uma oportunidade para a aquisição de novos conhecimentos e competências. A análise da realidade encontrada nos vários locais, e a deteção de situações passíveis de serem melhoradas, promoveram a mobilização dos conhecimentos teóricos e capacidade de reflexão crítica. Na fase final deste relatório, são deixadas sugestões para melhorar a formação e para dar continuidade aos projetos desenvolvidos nos locais de estágio.
Data do prémio2015
SupervisorIrene Oliveira (Supervisor)