Uma longa caminhada

  • Natasha Alexandra Valente Franco (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica (EEMC) constituiu uma estratégia fundamental para a aquisição de níveis elevados de pensamento crítico e tomada de decisão, traduzidos num conjunto de competências específicas que visam melhorar os cuidados de enfermagem prestados ao doente adulto em situação crítica e/ou falência orgânica, a um nível mais profundo de conhecimento e habilidades. Este Relatório pretendeu dar visibilidade as soluções desenvolvidas para as situações/problema identificadas, refletir nas e sobre as atividades realizadas e as suas implicações éticas e sociais e comunicar adequadamente as conclusões retiradas durante os Módulos de Estágio do Serviço de Urgência (SU), Unidade Cuidados Intensivos Polivalentes (UCIP) e Assistência Pré-hospitalar (APH). A elaboração do Projeto de intervenção “Gestão de Risco – Erro de Medicação” no SU, do poster relativo a “Esquematização do Tratamento de Úlceras de Pressão” e a atualização do procedimento de “Úlceras de Pressão” na UCIP e do poster “Como Agir Perante um Veículo em Marcha de Emergência” na APH, constituíram os meus contributos específico para a melhoria contínua da qualidade, no âmbito da especialização. Este relatório tem como objetivos dar a conhecer a capacidade de identificar e analisar problemas, desenvolver estratégias, implementar soluções, demonstrar a capacidade de refletir sobre as ações realizadas e as suas implicações éticas e sociais. Com este trabalho pretendo, também, demonstrar a importância do estágio ao longo dos 3 módulos na aquisição de competências e da necessidade da constante mobilização de conhecimentos, necessários ao percurso de aprendizagem e enriquecimento pessoal e profissional indispensáveis ao pleno desempenho da função de EEMC. Utilizando uma metodologia critico-reflexiva, optei por dividir o trabalho em três partes: Introdução, desenvolvimento e Conclusão. O desenvolvimento encontra-se organizado pelos diferentes domínios comuns do Enfermeiro Especialista (EE): da responsabilidade profissional, ética e legal; da melhoria contínua da qualidade; da gestão dos cuidados; e do desenvolvimento de aprendizagens profissionais, com especial enfoque nas aprendizagens, refletindo sobre e referindo os diferentes módulos de estágio. Esta longa caminhada terá um contributo essencial na ação futura, fornecendo ferramentas para melhoria da prática do dia-a-dia.
Data do prémio18 nov. 2015
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorMaria Rocha (Supervisor)

Designação

  • Mestrado em Enfermagem

Citação

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