Uma narrativa de transformação da práxis
: um estudo de caso no âmbito da pedagogia-em-participação

• Andreia Sofia Barbosa Ferreira de Lima (Aluno)

O presente estudo situa-se no âmbito das pedagogias participativas, especificamente na Pedagogia-em-Participação (cf. Formosinho & Oliveira-Formosinho, 2008; Oliveira Formosinho & Formosinho, 2001, 2013a, 2016; Oliveira-Formosinho, 2016a) e centra-se no desenvolvimento de processos (re)construção da avaliação, a partir da reconstrução da documentação pedagógica e da planificação educativa. Com este estudo procuro construir um caminho de (re)construção que torne a avaliação útil às crianças, aos pais, à família em geral e à própria equipa educativa. As questões formuladas procuram descrever, interpretar e compreender de forma aprofundada o papel da documentação pedagógica na planificação educativa, na avaliação e na forma como revela o progresso das crianças na aprendizagem. Ao longo deste processo incluo os contributos da voz da criança para uma compreensão profunda e detalhada do processo de (re)construção da documentação pedagógica, da planificação educativa e da avaliação. Do ponto de vista metodológico, este estudo situa-se no paradigma qualitativo e desenvolve-se através de um estudo de caso (cf. Stake, 2012) por processos de investigação praxiológica (cf. Formosinho & Oliveira-Formosinho, 2012; Oliveira-Formosinho, 2016a; Pascal & Bertram, 2012), centrando-se na investigação da práxis pedagógica. O processo investigativo sustenta-se em princípios éticos e deontológicos (cf. Bertram et al., 2016). É assegurada a confidencialidade dos dados recolhidos e garantida a privacidade das crianças, procurando preservar os seus dados pessoais. O estudo evidencia que a documentação pedagógica enquanto estudo dos processos e das realizações das aprendizagens das crianças serve de suporte para a construção da planificação e da avaliação inclusiva, democrática e participativa. Procura tornar real o exercício dos direitos das crianças e dos adultos e a vivência da participação, da democracia e da equidade.
Data do prémio23 mar 2018
SupervisorJúlia Fátima Domingues Basto de Oliveira Formosinho (Supervisor)

• Pedagogia-em-participação
  • Documentação pedagógica