Uma nova consciência de enfermagem

  • Carole Sophie Martins Ramos (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O ensino de Enfermagem em contexto clínico, como estratégia fomentadora da aprendizagem, afigura-se essencial para a consolidação dos conteúdos lecionados ao longo do Curso de Pós-Licenciatura em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica e na aquisição de competências através da experimentação na prática. O objetivo geral deste Relatório serve para a certificação das competências científicas, técnicas e humanas definidas pelo Estatuto da Ordem dos Enfermeiros, obtendo desta forma o título de Enfermeiro Especialista na área de Enfermagem Médico-Cirúrgica. Este documento visa descrever as atividades desenvolvidas, as experiências significativas e as reflexões empreendidas, evidenciando as competências adquiridas durante o percurso efetuado no Serviço de Urgência do Hospital de Valongo e Lar de Nossa Senhora da Misericórdia. A metodologia adotada foi descritiva e analítico-reflexiva, recorrendo como suporte construtivo, o projeto de estágio e o portfólio dos módulos de estágio e por fim, a pesquisa bibliográfica. O relatório está dividido pelos domínios da ação do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica: ética profissional, conceção e prestação de cuidados, formação e investigação e gestão. No módulo I destaca-se o primeiro contacto com a realidade de um Serviço de Urgência. Dos enfermeiros espera-se a capacidade de lidar com situações cruciais com velocidade e precisão, exigindo-se competências acrescidas na integração de informação e estabelecimento de prioridades, ao mesmo tempo que para promover a relação de ajuda, tem que ser capaz de escutar e de comunicar, transmitindo informação e partilhando emoções. Saliento uma evolução da capacidade de tomada de decisão complexas atendendo às múltiplas dimensões do ser humano, em particular ao doente crítico, urgente/emergente, numa perspetiva de uma prática avançada No módulo opcional a escolha recaiu sobre a Enfermagem Geriátrica considerando este estágio essencial para o desenvolvimento de competências na área das relações interpessoais, bem como o estabelecimento de relações de ajuda com o idoso e família, contribuindo para o aperfeiçoamento de técnicas de comunicação. Concluo, referindo que os objetivos foram concretizados, realço a importância do estágio e da elaboração deste relatório na aquisição de competências, que permitirão no futuro como Enfermeira especialista desenvolver uma prática de Enfermagem baseada nos padrões de qualidade e na evidência científica, de forma a dar contributo para uma nova consciência de Enfermagem.
Data do prémio5 dez 2013
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorSílvia Coelho (Supervisor)

Designação

  • Mestrado em Enfermagem

Citação

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