A emergencia e importância do conceito social media e, em particular, das plataformas online, permitiu uma acessível integração entre consumidores e marcas, fornecendo inúmeras razões para os utilizadores se expressarem, partilharem e criarem conteúdo online. O objectivo desta dissertação é explorar o que motiva os consumidores para interagirem com as marcas nas redes sociais e perceber a sua relevância e influência na lealdade dos consumidores para com as marcas. Duas gerações distintas são estudadas e comparadas: Millennials e Baby Boomers. Neste estudo é analisada uma escala sugerida por Enginkaya e Yilmaz (2014) e compreende cinco motivações distintas: Brand Affiliation, Opportunity Seeking, Conversation, Entertainment e Investigation. Relativamente à lealdade, a escala usada para análise é proposta por Jacoby e Chestnut (1978). Metodologicamente, este estudo é exploratório e quantitativo. Assim, é elaborado um questionário online, estruturado e administrado individualmente por cada participante, reunindo 324 respostas válidas. Os resultados deste estudo sugerem que para os Millennials, Brand Affiliation, Opportunity Seeking e Entertainment são as principais motivações que os levam a interagir com as marcas. Por outro lado, Conversation e Investigation são as motivações que mais se aplicam aos Baby Boomers. Adicionalmente, é evidenciado que os Baby Boomers são considerados mais leais comparativamente com os Millennials, em que Entertainment, Opportunity Seeking and Brand Affiliation são as motivações que influenciam a lealdade. Para os Millennials, Brand Affiliation é a única motivação que tem influencia este comportamento. Por fim, os contributos académicos e práticos são explicados, onde são posteriormente fornecidas várias recomendações para investigações futuras.
Data do prémio | 15 fev. 2017 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Ana Carolina Baptista Afonso (Supervisor) |
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- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
Understanding "baby boomers" and "Millennials" motivations to interact with brands on social media
Oliveira, R. S. M. D. (Aluno). 15 fev. 2017
Tese do aluno