Esta tese tem como objetivo compreender quais as variáveis que afetam predominantemente a intenção de compra de produtos de marca própria, e se esse impacto se altera significativamente com a introdução do envolvimento com o produto, como efeito moderador. Especificamente, o objetivo é estudar quatro categorias diferentes, que diferem no seu nível de envolvimento, através de um questionário baseado em cinco constructos, quatro dos quais foram utilizados em pesquisas anteriores, um criado pelo autor. A informação obtida é então usada para estimar modelos de regressão linear, para entender o impacto relativo de cada uma dessas variáveis na intenção de compra de produtos de marca própria. Este estudo pretende fornecer informação, tanto para os retalhistas como para os fabricantes de marcas nacionais, sobre quais as variáveis que assumem um papel mais impactante na intenção de compra por produtos de marca própria, de modo a que eles usem estas informações como um elemento estratégico para melhorar seu desempenho nas categorias analisadas nesta tese, e possivelmente extrapolar algumas das conclusões para outras categorias. Os resultados mostraram que a Qualidade (o seu nível percebido e o seu nível de variabilidade numa categoria de produto) permanece, em geral, como a variável mais impactante. Além de Qualidade, Lealdade (para uma marca própria particular e, consequentemente, um retalhista) e Promoções, também se destacam como variáveis significativas. Isto significa que os retalhistas, essencialmente devem melhorar a qualidade das suas marcas, de modo a aproximá-las das marcas nacionais, constituindo assim uma alternativa credível.
Data do prémio | 14 fev. 2017 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Paulo Romeiro (Supervisor) |
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- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
Understanding what impacts the purchase intention for private label brands: effects of quality, value, loyalty, promotions and involvement, among portuguese consumers
Nunes, N. M. D. F. O. (Aluno). 14 fev. 2017
Tese do aluno