Uso de plano de poupança por empresas em processo de insolvência
: aplicação do método de estudo de caso

• António Laurindo Rente Pinto (Aluno)

Este trabalho explora o método de estudo de caso a pretexto de um pequeno exercício de investigação empírica. Assim, a investigação decorreu num grupo económico da área da cortiça, a qual passava, na altura, por um processo de insolvência. Assim, no estudo observa-se o “caso” tomada de decisão sobre o uso da poupança de um plano poupança coletivo: a) através da reaplicação em PPR individual do fundo existente no plano poupança coletivo e b) de uma decisão oposta de um terceiro gestor de insolvência, o qual cativou o saldo para o fazer reverter a favor da massa de insolvência, alegando que o capital deverá ser utilizado para a recuperação da empresa e, assim, garantir os postos de trabalho. Como a empresa entrou em processo de liquidação o gestor usou o saldo da apólice para liquidar os salários em atraso. O trabalho empírico foi estruturado de acordo com o estudo de caso do tipo descritivo, utilizando técnicas de recolha de informação documentais a par de entrevistas e focus group. Assim, foram entrevistados administradores, quadros e gestores de insolvência, bem como outros colaboradores da empresa. O Presidente do Sindicato do Setor foi igualmente entrevistado. O objetivo das entrevistas foi compreender as consequências da tomada de decisão dos gestores de insolvência e, bem assim, as razões que explicam as diferentes decisões dos gestores, perante a mesma questão e no mesmo contexto, isto é, na mesma organização. Os dados obtidos por meio das entrevistas e da pesquisa documental foram organizados cronologicamente. O trabalho confirmou as potencialidades do método do estudo de caso para a compreensão e exploração de temas circunscritos, em especial quando sejam ainda relativamente mal estudados ou desconhecidos. Enquanto instrumento de pesquisa exploratória o método de estudo de caso é potente, sobretudo quando enquadrado pelos procedimentos já estabelecidos e que asseguram o rigor metodológico dos seus resultados.
Data do prémio2011
SupervisorEva Dias de Oliveira (Supervisor)

• Método de estudo de caso
  • Plano poupança coletivo